Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

Compreendendo o desenvolvimento humano

O Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Criado em 2004, é liderado pela professora Irani Iracema de Lima Argimon, tendo como principal objetivo estudar o desenvolvimento humano através dos ciclos de vida. Os pesquisadores pretendem compreender tanto as mudanças quanto a continuidade dos processos; os padrões de desenvolvimento individual e partilhados; e as influências do meio ambiente. As linhas de pesquisa são: Avaliação e intervenção em grupos clínicos e não clínicos e Validação de instrumentos psicológicos.

Os estudos incorporam crianças, adolescentes, adultos e idosos, mas o foco principal está no envelhecimento e em seus diferentes aspectos. Uma das ênfases aborda o aspecto cognitivo, estudando o que há de declínio cognitivo no envelhecimento, o quanto isso afeta a relação do idoso consigo mesmo e com outras pessoas, e quando esse declínio interfere a ponto de fazer uma demência. Nesse projeto são mantidas parcerias, em especial com o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, avaliando aspectos cognitivos de idosos assistidos pelas políticas da saúde da família.

O grupo também tem pensado em estratégias de reabilitação para esses idosos, visando ao aumento da qualidade de vida, além de estudar outros temas, como o papel da espiritualidade no contexto do envelhecimento. A espiritualidade melhora a qualidade de vida? Como os idosos percebem o final da vida? Os idosos mais espiritualizados aceitam a ideia da morte com mais tranquilidade?

Os estudos com populações mais jovens têm enfocado, em especial, a dependência química nos adolescentes, e como o uso do tabaco e do crack tem interferido na vida dos usuários e nas suas famílias. Há também um grande projeto vinculado ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) no qual duas pós- -doutoras trabalham na questão do trauma na infância, maus tratos e as repercussões na criança, no adulto e no idoso. O trabalho está em fase de coleta de dados.