Estratégia e Inovação

Teoria e prática mais próximas das organizações

Liderado pela professora Gabriela Cardozo Ferreira, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Estratégia e Inovação, criado em 2008, trabalha atualmente em duas grandes linhas de pesquisa: uma trata da gestão da inovação, estudando o ato de inovar como estratégia competitiva empresarial e avaliando seu impacto no desempenho das empresas; a outra estuda a interação universidade-empresa-governo, sempre focando a inovação como estratégia.

O projeto de maior fôlego no momento envolve a participação de toda a equipe. Iniciado em 2010, e com conclusão prevista para o segundo semestre de 2013, trata-se de um projeto do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-Capes) no tema gestão da inovação e transferência de tecnologia, no contexto da interação universidade-empresa, focando os processos de transferência de tecnologia. O objetivo principal é investigar e caracterizar os procedimentos referentes a essa atividade, além de identificar as diferentes formas desta transferência utilizadas pelas universidades.

A partir de casos de instituições de ensino superior do Brasil, da Espanha e de Portugal, estão sendo avaliadas motivações para a transferência, facilitadores do processo e barreiras, bem como o método pelo qual isso se dá em diferentes instituições e em realidades distintas. A ideia é que, a partir dos resultados obtidos, torne-se possível caracterizar a forma como ocorre o processo e definir estratégias para a sua melhoria, tornando-o mais eficiente. Com base nisso, espera-se poder influenciar na capacitação de docentes para estimular a transferência de tecnologia.

Os dados iniciais já foram coletados e a fase qualitativa do estudo está concluída. No segundo semestre de 2012, passou- -se para a etapa quantitativa. O projeto tem propiciado grande produção de artigos relacionados ao tema. Somente até julho de 2012, foram quatro. O trabalho conta com a parceria da Universidade de Caxias do Sul.