Desenvolvimento Tecnológico em Telessaúde

Aplicativo auxilia no ensino de futuros médicos

O Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Tecnológico em Telessaúde é um dos mais ativos no mundo na área de análise de imagens digitais, desde as microscópicas até as radiológicas, tendo diversos projetos em andamento. Dentre os seus principais parceiros estão as Universidades do Arizona (EUA) e de Ancona (Itália), além do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH). Outro destaque do grupo é o desenvolvimento de tecnologia em medicina, em especial programas de educação multimídia. O coordenador, professor Vinícius Duval da Silva, destaca uma nova ferramenta criada para os alunos de graduação em Medicina. Trata-se de um aplicativo, que pode ser utilizado em tablets e smartphones, desenvolvido para os sistemas Android e iOS. Por meio dele, o estudante pode aprender e fazer um treinamento visual de alguns procedimentos, passo a passo.

O teste inicial foi feito com o procedimento de cirurgia plástica Confecção de retalho romboide, em que os futuros médicos marcavam uma lesão e faziam um retalho na pele. Realizaram a atividade 25 estudantes, tendo como base apenas as explicações do livro-texto. Outros 25 leram no livro e visualizaram as explicações do software durante cinco minutos. O resultado final mostrou a eficiência da ferramenta: quem utilizou o programa teve muito mais acertos do que quem não utilizou, com um desempenho, em média, 70% melhor. “Todos elegeram o aplicativo como a melhor ferramenta, e 64% afirmaram que fariam o procedimento só com o software. Para treinar retalho humano não se usará mais animais; somente um molde de silicone e um smartphone ou computador com o aplicativo instalado”, conta o coordenador.

A criação, que está em fase de depósito de patente, em breve poderá ser usada também no sistema Windows 8. A ideia é criar, futuramente, programas voltados para outras áreas médicas, não só da cirurgia. “O aluno pode ter o software sempre com ele; estudar em casa. A utilização dos modelos de silicone é de baixo custo e tem um aspecto mais humanista”, observa.