Format Y: Formação em Matemática para a Geração Y

Conquistando os jovens com a Matemática

O Grupo de Pesquisa Format Y: Formação em Matemática para a Geração Y foi criado em 2009 com o objetivo principal de motivar os jovens nascidos a partir dos anos 1990 a se envolverem mais com a Matemática a partir de temas atuais de seu interesse. A estrutura liderada pela professora Liara Aparecida dos Santos Leal tem foco voltado para a educação, atuando em projetos nas áreas de teoria dos números, modelagem matemática, matemática discreta e educação matemática.

Uma iniciativa de sucesso, iniciada em 2011, é o Projeto Math: a matemática da hora. Consiste na realização de seminários semanais para alunos e professores universitários e público interessado, abordando assuntos da atualidade e relacionando-os com outras áreas, como física, informática e arquitetura. O objetivo é dar uma resposta à necessidade de divulgar e de mostrar a variedade de aplicações da Matemática no mundo real. Palestrantes de diferentes instituições são convidados a debater um tópico, e suas apresentações são intercaladas com encontros para a resolução de questões da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O grupo planeja lançar um e-book com resoluções do Enade 2005, feito com a colaboração dos alunos. O projeto tem o blog http://projetomath.blogspot.com. br, onde é publicada a programação, e conta com a colaboração dos estudantes do Diretório Acadêmico da Matemática e de um bolsista de iniciação científica. O Math também contribui com o Projeto Diplomados, estendendo sua programação aos egressos da Universidade.

Parte da equipe também atua em projetos de Matemática ligados ao Laboratório de Aprendizagem (Lapren), vinculado ao Logos – espaço de apoio pedagógico a estudantes da PUCRS. No Lapren os professores e bolsistas desenvolvem objetos de aprendizagem virtual com os quais os universitários podem tirar suas dúvidas e aprender de maneira interativa.

Desde 2010 o Format Y conta com a linha de pesquisa Modelagem Matemática, liderada pela professora Maria Salett Bienbengut, do mestrado em Ciências e Educação Matemática.