Literatura, História e Teorias do Imaginário

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

A interdisciplinaridade do imaginário

As pesquisas do Grupo de Pesquisa Literatura, História e Teorias do Imaginário, com pesquisadores da PUCRS e de outras IES, fundamentam-se em estudos interdisciplinares sobre o imaginário, literatura, memória e história. Buscam fundamentos nas teorias e métodos antropológicos, filosóficos, históricos, sociológicos e psicológicos, a partir do diálogo com perspectivas teóricas de Ernest Cassirer, C. G. Jung, Mircea Eliade, Henry Corbin, Gaston Bachelard, Paul Ricoeur, Jean-Jacques Wunenburger, entre outros. Essas reflexões têm continuidade e encontram métodos de abordagem no estruturalismo figurativo de Gilbert Durand e, no campo específico da literatura, em pesquisas desenvolvidas sobre a imaginação simbólica por George Poulet, Pierre Albouy, Raymond Trousson, Jean Rousset, Jean Starobinski, Jean-Pierre Richard, entre outros.

No âmbito da PUCRS, um dos projetos de destaque chama- -se Escritas do eu: consolidação e perfis do romance de introspecção no Brasil (1930-1970), coordenado pela líder do grupo Ana Maria Lisboa de Mello e apoiado pelo CNPq. Tratase de pesquisa voltada ao estudo da narrativa de introspecção no Brasil e de obras representativas dessa vertente ficcional, no que se refere a modalidades de construção do romance de introspecção,formas de expressão da subjetividade e linguagem simbólica.

Outro trabalho, intitulado Narrativas do duplo: desdobramentos do eu na ficção contemporânea (1980-2010), é coordenado pela pesquisadora Sissa Jacoby. A pesquisa investiga a representação da dualidade do sujeito, em um corpus de narrativas – contos e romances –, como uma tendência da literatura contemporânea. A atualização teórica segue estudiosos do tema, tais como Juan Bargalló, Yves Pélicier, Michel Guiomar.

Entre 2009 e 2012, o grupo realizou quatro Jornadas de Literatura e Imaginário na PUCRS. Na ANPOLL, está vinculado ao Grupo de Trabalho Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais, coordenado por Ana Maria Lisboa de Mello.