Comunicações Wireless, Wired e Ópticas

Inovação na telecomunicação brasileira

O Grupo de Comunicações Wireless, Wired e Ópticas (GC2WO) completou dez anos de atuação em 2012. Anteriormente, os professores que o integram, entre eles os líderes Paulo Roberto Girardello Franco e Fernando César Comparsi de Castro, formavam o Grupo de Telecomunicações da PUCRS, responsável pela tradição que a Universidade tem nessa área. Sediado no Centro de Pesquisa em Tecnologia Wireless, tem como um dos seus principais projetos o Desenvolvimento de Moduladores para Broadcast de Sinais de TV Digital. Na fase inicial, o modulador é responsável por transformar sinais de áudio, vídeo e dados do estúdio em sinal de rádio para ser transmitido aos usuários. O modulador, totalmente concebido e desenvolvido pelo GC2WO, atende integralmente às normas brasileiras de transmissão e é o primeiro produto da Universidade destinado à transferência de tecnologia para a indústria eletrônica de telecomunicações, estando disponível para o mercado.

Em dezembro de 2011, a PUCRS e a Telebras firmaram convênio para a constituição e uso de rede de referência e laboratório de homologação de equipamentos e serviços. Pesquisadores do GC2WO são responsáveis pelo convênio e coordenarão os projetos que vão envolver a PUCRS nas áreas de comunicações wireless e infraestrutura de redes. As instalações da Telebras na Universidade ocuparão metade do terceiro andar do Portal Tecnopuc. As dependências da Telebras no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) contarão com espaços destinados a atividades administrativas e desenvolvimento de projetos, além do laboratório em que será implantada a Rede de Referência da Telebrás. A parceria aproxima a Universidade da indústria e da sociedade, além de representar mais uma ação efetiva de transferência de tecnologia ao setor de telecomunicações, sendo um projeto estratégico do governo brasileiro para o crescimento do País na área.