Nefrologia

Referência nacional em nefrologia

O Serviço de Nefrologia do Hospital São Lucas, atuando há cerca de quatro décadas, e o Grupo de Pesquisa em Nefrologia tornaram a PUCRS uma referência brasileira pela qualificação no ensino, pesquisa e assistência em nefrologia clínica, hipertensão, distúrbios hipertensivos gestacionais, diálise e transplantes.

Os cenários de atuação compreendem mais que a Faculdade de Medicina e o Hospital São Lucas (HSL). Fazem parte, também, o Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) e o Centro de Pesquisa Clínica, consolidando a unidade de interesses. Todas essas estruturas estão localizadas no Campus da Universidade, proporcionando ao grupo um trabalho interdisciplinar com profissionais de diferentes áreas da Medicina, Biologia e Enfermagem.

Uma das atividades de destaque é a pesquisa dos distúrbios hipertensivos na gestação, como a síndrome de pré-eclampsia, considerada causa maior de morbidade e mortalidade materna e fetal. Além disso, docentes e investigadores do grupo mantêm programa de transplante renal desde 1978, tendo superado os 1.000 casos. Salienta-se, especialmente, a realização de transplantes em pacientes hipersensibilizados.

Às experiências listadas, somam-se os transplantes de rim e pâncreas, ou pâncreas isolado, em pacientes com diabetes tipo 1, assim como o transplante experimental de ilhotas pancreáticas. A hemodiálise e diálise peritoneal, formas de substituir a função do rim doente, são realizadas há mais de 30 anos no HSL.

Cadastrada no Diretório do CNPq desde 1994, essa estrutura de pesquisa é composta por 13 pesquisadores, que dividem com alunos de graduação e de pós-graduação a busca pelo conhecimento. A cooperação entre os diferentes estágios de formação acadêmica, a assistência, a extensão e a investigação constroem a qualificação multifacetada da Nefrologia na Faculdade de Medicina, no HSL e IPB, rendendo parcerias nacionais e internacionais em pesquisa e formação de recursos humanos.