Ictiologia

Uma coleção de descobertas

Instituições de pesquisa dos Estados Unidos, da Argentina e do Brasil, dentre elas o American Museum of Natural History, de New York, o Museo de La Plata e o Museu de Zoologia da USP estão entre as solicitantes dos exemplares abrigados no Laboratório de Ictiologia do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Com 480 mil peixes agrupados em 47 mil lotes (97% georreferenciados), a coleção está entre as mais completas do País em termos de organização e acesso à pesquisa, e seus dados estão disponíveis para consulta on-line.

Além de numerosa, a ictiofauna disponível é diversificada, sendo 82% representada por espécies de água doce da América do Sul, em especial do Brasil, e 18% por espécies marinhas do litoral de Santa Catarina (Brasil) até o norte do Uruguai. Anualmente, o coordenador Carlos Alberto Santos de Lucena e os demais curadores recebem dezenas de estudantes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, desde a iniciação científica ao doutorado, para investigações principalmente em filogenia e taxonomia.

Somente no biênio 2010-2011, houve a emissão de 83 remessas para diferentes instituições, gerando estudos que incluíram o reconhecimento de novas espécies para a ciência. Nesse período, o Museu abrigou espécimes que serviram de base para a descrição de 45 novas espécies. Destas, 24 foram descobertas e descritas por integrantes do laboratório ou em parcerias com pesquisadores externos. Dentre as novas espécies, a maioria habita águas brasileiras, mas algumas ocorrem no Panamá, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Venezuela e Equador.

O ingresso de exemplares na coleção é feito de três maneiras: levantamentos ambientais; necessidade de aumento da representatividade de determinado táxon para fins de pesquisa; e expedições em conjunto com outras instituições.

O estímulo à formação de novos taxonomistas ocorre por meio de ações de divulgação e educação científica, tanto na área da exposição pública quanto no próprio laboratório, privilegiando estudantes do ensino médio, calouros e veteranos do curso de Ciências Biológicas.