Leitura da Literatura: a Escola e as Demais Agências Sociais

O leitor juvenil no centro das atenções

Um projeto ambicioso, evidenciando um campo de estudos emergente no Brasil, está entre as prioridades do Grupo de Pesquisa Leitura da Literatura: a Escola e as Demais Agências Sociais, liderado pela professora Vera Teixeira de Aguiar. Denominado Interstícios: literatura juvenil e formação do leitor – arte e indústria cultural, ele conclui, em 2012, quatro anos de estudos sobre a produção literária nacional, dedicada ao público juvenil desde os anos 1970. Patrocinada pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/Capes), a investigação é coordenada pela PUCRS e envolve a UNESP-Assis, a UEM e a UFG.

Seus objetivos incluem a análise crítica das obras, de modo a traçar o panorama histórico dessa produção, formular uma teoria do gênero e uma metodologia de ensino voltada à leitura entre os jovens. A partir dos títulos investigados, organiza-se um Banco de Dados, elencando tópicos como tema, autor, data e local de origem da publicação, bem como aspectos estruturais da narrativa. Com essa ferramenta online, acessada por meio do site http://literaturajuvenilempauta. com.br/, será possível realizar buscas segundo as diferentes entradas.

Resultados parciais constam de livros como Heróis contra a parede – estudos da literatura infantil e juvenil, de 2010, e Conto e reconto: das fontes à invenção, de 2012, além de artigos, ensaios, dissertações e teses sobre o tema. O trabalho tem sequência no projeto Literatura juvenil brasileira: a constituição do objeto e suas modalidades narrativas, que pretende estabelecer uma tipologia dessa literatura para a construção de itinerários de leitura com apoio informatizado.

Outro projeto dedicado a qualificar o processo de leitura intitula-se Com a palavra, Dionélio Machado, um e-book com entrevistas do autor, relacionadas a vários links. A navegação pelo site possibilita o contato com outros materiais disponíveis, organizados em seções (o homem, o jornalista, o escritor, o político e o médico), os quais trazem à luz a figura de um dos mais expressivos intelectuais do Rio Grande do Sul.