Grupo de Sistemas, Sinais e Computação

Buscando sistemas mais confiáveis

O Grupo de Sistemas, Sinais e Computação (SiSC) desenvolve pesquisa básica e aplicada nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, com ênfase em arquitetura de sistemas eletrônicos tolerantes a falhas, destinados a aplicações críticas (ex. aeroespacial e médica), onde confiabilidade e alta performance são essenciais. Também atua no desenvolvimento de metodologias e ferramentas de CAD para o projeto de sistemas em chip visando à otimização do consumo de potência, além de manter atividades na área de processamento digital de sinais, mais especificamente relacionados a áudio, multimídia, sinais biológicos e interfaces homem-máquina.

Referência na área, o SiSC possui muitas patentes ligadas a sistemas eletrônicos tolerantes a falhas. Um dos projetos de grande repercussão e inovação é o desenvolvimento de sensores on chip, que monitoram o envelhecimento de circuitos integrados. Isso aumenta a confiabilidade no circuito integrado, pois podem-se detectar problemas antes que eles ocorram, tendo extrema utilidade em satélites e na aviação, por exemplo. Empresas como Embraer e Airbus, assim como algumas desenvolvedoras de computadores de bordo já demonstraram interesse.

O grupo auxilia na formação de recursos humanos especializados, organizando eventos como o Design and Test Summer School in Latin America, uma escola de microeletrônica que circula pela América Latina (AL), com periodicidade de dois ou três anos, desde 2002. Durante alguns dias, alunos de graduação, pós-graduação e profissionais reúnem-se para cursos e palestras sobre o que há de mais novo na área. O SiSC também organiza anualmente o IEEE Latin American Test Workshop (LATW), igualmente itinerante na AL, sendo este o maior evento do setor no Hemisfério Sul.

Coordenado pelo professor Fabian Luis Vargas, o SiSC mantém parcerias com universidades como USP, UFMG, Buenos Aires (Argentina), Jose Fourier e iNSA-Toulouse (França), Barcelona UPC (Espanha), Bristol (Inglaterra) e Nacional de Taiwan (Taiwan), entre outras.