Gerência de Recursos e Virtualização

   SUMÁRIO  

Apresentação

Estruturas de Pesquisa

Energia, Meio Ambiente e Biodiversidade

Humanidade e Ética

Cultura e Educação

Sociedade e Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação

Biologia e Saúde

Estruturas de Pesquisa e Pesquisadores

Sobre o Catálogo

Inicial PUCRS TECNOPUC EDIPUCRS
Uk  English Version  Uk  Versão em PDF  

Computação de alto desempenho

O Grupo de Gerência de Recursos e Virtualização (GGRV), coordenado pelo professor César Augusto Fonticielha De Rose, iniciou suas atividades em 1998. O foco, na época, era a gerência de máquinas agregadas (cluster, uso de vários computadores funcionando paralelamente), buscando oferecer poder computacional de alta performance. A partir de 2006, com o advento das grades computacionais (grids, sistema de computação distribuído, utilizando máquinas ociosas para processar grandes quantidades de informação), a área de abrangência do grupo ampliou-se.

Nos últimos anos, técnicas de gerência têm sido exploradas em ambientes de Nuvem Computacional para melhorar a utilização dos recursos e reduzir os custos do uso de energia. Hoje o GGRV trabalha em áreas como virtualização; gestão de recursos, provisionamento e alocação dinâmica; técnicas de monitoramento e modelagem de aplicações; programação e otimização em ambientes paralelos distribuídos.

O grupo fundou e atualmente coordena o Laboratório de Alto Desempenho da PUCRS (LAD), que conta com computadores de maior porte, para grandes demandas computacionais de pesquisa. Áreas como bioinformática, engenharia, química e física beneficiam-se com a precisão e a agilidade das simulações computacionais. Com elas superam limites de cálculos e realizam experimentos mais sofisticados. As máquinas do LAD atendem a esse público. O GGRV trabalha constantemente em busca das melhores maneiras de gerenciar essas demandas especiais: que equipamentos precisam trocar e adquirir; quais as configurações necessárias; como disponibilizá-las aos pesquisadores que não são da área da Informática; entre outras preocupações.

O grupo faz parte de diversos projetos que a Petrobras tem com outras Faculdades da PUCRS, como Física, Engenharia e Biociências, no que diz respeito a cálculo. Há também testes em tópicos ligados à segurança, como as simulações de radiação e seus efeitos. Outros parceiros do GGRV são empresas como HP, Dell, Microsoft e NeoGrid.