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Uma brevíssima introdução geral ao conceito de "Ética"
Ricardo Timm de Souza
A PUCRS é nacionalmente pioneira no desenvolvimento de instâncias de aperfeiçoamento contínuo da temática geral da integridade ética das pesquisas realizadas no âmbito na Universidade e nas mais variadas interfaces da Universidade com a sociedade. Contando com um Escritório de Ética em Pesquisa (EEP) afeto à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, com quatro comitês de ética que se constituem em referência tradicional de excelência em suas respectivas áreas (Comitê de Ética em Pesquisa – CEP; Comissão de Ética do Uso de Animais em Pesquisa – CEUA; Comitê de Bioética Clínica da PUCRS – CBioética e Comitê de Ética do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS – CEDECIT) e com um dinâmico Instituto de Bioética, a Universidade expressa em seu Marco Referencial a preocupação ética com as pessoas e a vida em geral:
“A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul é uma instituição comunitária de educação superior, que atua no ensino, na pesquisa e na extensão, em permanente interação com a sociedade, visando à formação de cidadãos responsáveis, autônomos, inovadores e solidários, com vistas ao desenvolvimento científico, cultural, social e econômico. Como instituição integrante da sociedade civil, a PUCRS reconhece os valores democráticos e republicanos do Estado de Direito, respeitando os direitos fundamentais e a dignidade da pessoa humana. É regida por seu Estatuto, por seu Regimento Geral e pelas normas jurídicas em vigor, tendo como referência de sua identidade a fé cristã e tradição educativa marista, e atuando constantemente na promoção e proteção do ser humano, da vida e do ambiente.”
É no sentido de contribuir para a consecução do aí expresso que ora se cria a Coleção “Integridade na Pesquisa em Foco”, que pretende, com a divulgação de obras de fácil acesso à comunidade universitária e à sociedade em geral, subsidiar a elaboração de pesquisas, em todos os níveis, sólidas e relevantes em seu sentido ético-científico.
Ricardo Timm de Souza
Não obstante o fato de que bibliotecas inteiras têm sido escritas a respeito da Ética e das questões éticas ao longo dos séculos, a essência do problema é relativamente fácil de localizar e circunscrever. Trata-se do seguinte: quando nos referimos àquilo que, no fundo, nos leva a pensar e indagar sobre o conceito de “Ética” – a condição humana –, percebemos que a Ética não é um elemento qualquer no universo dos significantes e significados do mundo.
Na verdade, a Ética é o fundamento da própria possibilidade de pensar o humano. E isso porque a própria ideia de pensar pressupõe a Ética. Não existe pensamento fora de alguém que pensa, e esse alguém não é um indivíduo fechado em si mesmo, mas, sim, de algum modo, o fruto concreto das relações – sejam relações no âmbito de sua gênese biológica (ninguém nasce senão de seus pais), sejam relações em termos de sua geração social e histórica (ninguém existe fora de uma cultura e de uma língua que o acolhem ou fora de estruturas materiais que o sustentam).
Ser humano é provir e viver na multiplicidade do humano. E não em qualquer multiplicidade, mas em uma multiplicidade qualificada ou, exatamente, na multiplicidade ética, do agir de uns com relação aos outros e dos sentidos que esse agir vai assumindo ao longo do tempo. E isso é muito fácil de verificar.
Pois, para que a gestação biológica de nossa mãe tenha chegado a um bom termo e tenhamos nascidos saudáveis, foi necessário que nossa mãe e todos os que a apoiaram não agissem de forma má, pelo menos não a ponto de impedir nosso desenvolvimento.
O mesmo se dá, também, em cada um dos momentos de nossa vida, não apenas daqueles por nós facilmente percebidos como decisivos ou muito importantes, mas igualmente daqueles, aparentemente coloquiais, que constituem propriamente o dia a dia de nossa vida, a teia dos momentos na qual vivemos em nossa cotidianidade.
Em suma, em todos os momentos de nossa vida, define-se em cada situação a continuidade de nossa existência não através de atos indiferentes, mas na especificidade única e não neutra de cada ato. Um ato qualquer, um agir específico podem tanto fazer viver como fazer morrer. Não há instante isolado, neutro ou indiferente para a vida; há, apenas, instantes que conspiram ou para a continuação e promoção da vida ou para sua corrosão e destruição.
Ética é, assim, em uma brevíssima descrição, o fundamento da condição humana que vive, age e reflete sobre si, sobre seu lugar, sobre sua casa, sobre seu mundo, a partir das relações desde sempre presentes e/ou a serem construídas entre os humanos, uns com os outros e entre os humanos e o restante do mundo.
E, assim sendo, Ética é o fundamento de todas as especificidades do viver, em suas mais complexas relações e derivações, das ciências e da tecnologia, da história das comunidades e da própria filosofia.
Essa é a razão pela qual a Ética é o princípio do qual toda a atividade humana deve provir e ao qual deve igualmente se dirigir: a manutenção de relações saudáveis dos seres humanos entre si, dos humanos com relação à vida em geral e dos humanos com a totalidade do ambiente no qual vivem e com o qual interagem.
SOUZA, Ricardo Timm de. Ricardo Timm de Souza – Escritos sobre Ética. Blog. Disponível em: www.timmsouzaetica.blogspot.com.br.
______. Levinas e a ancestralidade do mal – por uma crítica da violência biopolítica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. (e-book também! Ver site da EDIPUCRS.)
______. Totalidade & Desagregação – sobre as fronteiras do pensamento e suas alternativas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.
______. O tempo e a Máquina do Tempo – estudos de filosofia e pós-modernidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
______. Sujeito, ética e história – Levinas, o traumatismo infinito e a crítica da filosofia ocidental. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
______. Existência em Decisão – uma introdução ao pensamento de Franz Rosenzweig. São Paulo: Perspectiva, 1999.
______. Existência em Decisão – uma introdução ao pensamento de Franz Rosenzweig. São Paulo: Perspectiva, 1999.
______. Fontes do humanismo latino – A condição humana no pensamento filosófico moderno e contemporâneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
______. Sentido e Alteridade – Dez ensaios sobre o pensamento de E. Levinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000 (2. ed. e-book: EDIPUCRS, 2010.)
______. Metamorfose e Extinção – sobre Kafka e a patologia do tempo. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.
______. Ainda além do medo – filosofia e antropologia do preconceito. Porto Alegre: DaCasa-Palmarinca, 2002.
______. Sobre a construção do sentido – o pensar e o agir entre a vida e a filosofia. São Paulo: Perspectiva, 2003.
______. Responsabilidade Social – uma introdução à Ética Política para o Brasil do século XXI. Porto Alegre: Evangraf, 2003.
______. Razões plurais – itinerários da racionalidade ética no século XX: Adorno, Bergson, Derrida, Levinas, Rosenzweig. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
______. Ética como fundamento – uma introdução à ética contemporânea. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.
______. Sentidos do Infinito – a categoria de “Infinito” nas origens da racionalidade ocidental, dos pré-socráticos a Hegel. Caxias do Sul: EDUCS, 2005.
______. Em torno à Diferença – aventuras da alteridade na complexidade da cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.
______. Justiça em seus termos – dignidade humana, dignidade do mundo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. (e-book também! Ver site: www.lumenjuris.com.br.)
______. Adorno & Kafka – paradoxos do singular. Passo Fundo: Editora do IFIBE, 2010.
______. Justiça em seus termos – dignidade humana, dignidade do mundo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. (e-book também! Ver site: www.lumenjuris.com.br.)
______. Sobre a construção do sentido – o pensar e o agir entre a vida e a filosofia. São Paulo: Perspectiva, 2003.
______. Responsabilidade Social – uma introdução à Ética Política para o Brasil do século XXI. Porto Alegre: Evangraf, 2003.
______. Razões plurais – itinerários da racionalidade ética no século XX: Adorno, Bergson, Derrida, Levinas, Rosenzweig. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
______. Fontes do humanismo latino – a condição humana no pensamento filosófico moderno e contemporâneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
______. Ética como fundamento – uma introdução à ética contemporânea. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.
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______. Em torno à Diferença – aventuras da alteridade na complexidade da cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.
______. Adorno & Kafka – paradoxos do singular. Passo Fundo: Editora do IFIBE, 2010.
______. Kafka, a Justiça, o Veredicto e a Colônia Penal. São Paulo: Perspectiva, 2011.
______. Ecos das vozes que emudeceram: memória ética como memória primeira. In: RUIZ, Castor Bartolomé (org.). Justiça e memória – para uma crítica ética da violência. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2009.
______. O corpo do tempo: um exercício fenomenológico. In: SOUZA, R. T.; OLIVEIRA, N. F. (orgs.). Fenomenologia hoje II – significado e linguagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 439-450.
______. Da metamorfose da intencionalidade à metamorfose do sentido – uma leitura de Levinas. In: LOPARIC, Zeljko; WALTON, Roberto. (orgs.). Phenomenology 2005 – Selected Essays from Latin America. Bucarest: Zeta Books, 2007, v. 2.
______. O nervo exposto – por uma crítica da ideia de razão desde a racionalidade ética. In: GAUER, R. M. C. (org.). Criminologia e sistemas jurídico-penais contemporâneos II. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. (e-book também! Ver site da EDIPUCRS.)
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Revisão de texto: dos autores
Ficha Catalográfica
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
S729b Souza, Ricardo Timm de
Uma brevíssima introdução geral ao conceito de “ética” [recurso eletrônico] / Ricardo Timm de Souza. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2018.
Recurso on-line (5 p.). – (Coleção Integridade na Pesquisa em Foco ; 1)
Modo de acesso: http://www.pucrs.br/edipucrs/
ISBN 978-85-397-1129-1 (volume 1)
ISBN 978-85-397-1128-4 (Coleção Integridade na pesquisa em foco)
1. Ética. 2. Educação. I. Título. II. Série.
CDD 23. ed. 170
Clarissa Jesinska Selbach – CRB-10/2051
Setor de Tratamento da Informação da BC-PUCRS
Doutor em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg.
Professor Titular da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia, Letras e Ciências Criminais da PUCRS.
Coordenador do Escritório de Ética em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS.
Autor de 22 livros e cerca de 170 capítulos, artigos, traduções e obras organizadas.
Fundador do Centro Brasileiro de Estudos sobre o Pensamento de E. Levinas.
Membro fundador da Sociedade Brasileira de Fenomenologia.
Membro fundador da Internationale-Rosenzweig-Gesellschaft.