Marketing aplicado a produtos e serviços financeiros

Por Ivan Novello, Marcos Piangers e Stefânia Ordovás de Almeida

Como usar este livro

Preparamos um livro especial para você. Veja algumas dicas de como usá-lo.

  • menu

    Sumário

    Está localizado no canto superior esquerdo.

  • volume_up

    Áudio do Professor

    Sempre que ver esse botão, clique e ouça o professor PUCRS.

    Clique agora
  • keyboard

    Teclado

    Utilize as setas direcionais em seu teclado para mudar os capítulos.

  • mouse

    Mouse

    Clique nas setas laterais da tela para avançar ou recuar.

  • touch_app

    Deslizar

    Em dispositivos móveis, deslize para a esquerda ou direita.

  • smartphone

    Smartphones

    Adicione em sua área de trabalho e utilize como um aplicativo. Em seu navegador, localize a opção 'adicionar a tela inicial'.

Formatos de leitura

Professores

  • Gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Sul, uma das instituições financeiras que mais crescem no Brasil. É graduado em Administração de Empresas pela Faculdade São Judas Tadeu de Porto Alegre/RS. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Pessoas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como Gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Sul para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Professor da cadeira de Responsabilidade Sócio Empresarial nos cursos de especialização em gestão cooperativa pela Escoop (Escola do Cooperativismo).

    Ivan Novello
    Ivan Novello

    Professor Convidado

  • Trabalha desde 2001 com comunicação jovem e plataformas digitais no maior grupo de mídia do sul do Brasil. Apresenta o programa Pretinho Básico, um fenômeno de audiência e ganhador do prêmio Melhores 2014 do iTunes, da Apple. Produz conteúdo para tv, rádio, jornal e internet. É responsável pela inovação nas rádios entretenimento do grupo RBS e coordena a área digital, área de vídeo, redes sociais, branded content e de impressos da Rede Atlântida. Em 2015, escreveu o best seller "O Papai é Pop", livro que já vendeu mais de 100 mil exemplares. Em 2016, lançou "O Papai é Pop 2", que alcançou o ranking nacional de livros mais vendidos do Brasil.

    Marcos Piangers
    Marcos Piangers

    Professor Convidado

  • Possui doutorado em Administração pela USP (2009), com sanduíche na Rice University, mestrado em Administração pela UFGRS (2003) e graduação em Administração pela UFRGS (2000). Recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2010. Atualmente é professora e pesquisadora do programa de pós-graduação em administração da Escola de Negócios da PUCRS. Seus temas de interesse são experiência de consumo em serviços e no varejo e estudos relacionados a cultura, subcultura e comunidades de consumo.

    Stefânia Ordovás de Almeida
    Stefânia Ordovás de Almeida

    Professora PUCRS

Downloads

Aqui disponibilizamos Apresentações de Apoio (slides) usados pelos professores + bibliografias.

Bibliografia

Os títulos coloridos são indicados para alunos interessados em leituras com aprofundamentos teóricos. Esses títulos podem ser acessados gratuitamente na Editora ou Biblioteca da PUCRS.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing essencial : conceitos, estratégias e casos. Pearson, 2014, SP.

JOSEPH, Charles W. Lamb; HAIR, Joseph F; McDaniel, Carl. MKTG. Cengage Learning, 2014, SP.

LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica de comunicação mercadológica: planejamento. Cengage Learning, 2014, SP.

STADLER, Adriano. Desenvolvimento de produtos e métricas de marketing. Intersaberes, 2013, Curitiba.

DAMAS, Alexandre. A influência da satisfação e do custo de mudança na lealdade de clientes de banco. Porto Alegre, 2008.

Ementa da Disciplina

O objetivo da disciplina é apresentar a teoria do marketing, abordando estratégias de relação, venda, comunicação, publicidade, assistência e pós-venda. Os diversos pontos abordados, que constituem o marketing geral, serão aplicados à realidade prática de instituições financeiras, em seus desafios diários de interagir com uma sociedade em constante modificação que demanda produtos e serviços financeiros. Nesse sentido, o marketing aplicado a produtos e serviços financeiros também requer estudo de segmentação, observando as necessidades de diferentes partes da população de acordo com sua respectiva faixa etária, classe econômica, objetivos financeiros, entre outros.

AULA 1

Abaixo você terá os conteúdos da 1ª aula dessa disciplina.

O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.

AULA 2

Abaixo você terá os conteúdos da 2ª aula dessa disciplina.

O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.

AULA 3

Abaixo você terá os conteúdos da 3ª aula dessa disciplina.

O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.

Avaliação

Teste da Disciplina

Já está disponível no ambiente EAD o teste online dessa disciplina. O prazo para sua realização é até 2 meses após o lançamento da disciplina.

Lembre-se que cada disciplina conta com uma avaliação online de múltipla escolha, na qual você deve obter uma nota mínima de 6.