Marketing aplicado a produtos e serviços financeiros
Por Ivan Novello, Marcos Piangers e Stefânia Ordovás de Almeida
Por Ivan Novello, Marcos Piangers e Stefânia Ordovás de Almeida
Preparamos um livro especial para você. Veja algumas dicas de como usá-lo.
Está localizado no canto superior esquerdo.
Sempre que ver esse botão, clique e ouça o professor PUCRS.
Utilize as setas direcionais em seu teclado para mudar os capítulos.
Clique nas setas laterais da tela para avançar ou recuar.
Em dispositivos móveis, deslize para a esquerda ou direita.
Adicione em sua área de trabalho e utilize como um aplicativo. Em seu navegador, localize a opção 'adicionar a tela inicial'.
Gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Sul, uma das instituições financeiras que mais crescem no Brasil. É graduado em Administração de Empresas pela Faculdade São Judas Tadeu de Porto Alegre/RS. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Pessoas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como Gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Sul para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Professor da cadeira de Responsabilidade Sócio Empresarial nos cursos de especialização em gestão cooperativa pela Escoop (Escola do Cooperativismo).
Professor Convidado
Trabalha desde 2001 com comunicação jovem e plataformas digitais no maior grupo de mídia do sul do Brasil. Apresenta o programa Pretinho Básico, um fenômeno de audiência e ganhador do prêmio Melhores 2014 do iTunes, da Apple. Produz conteúdo para tv, rádio, jornal e internet. É responsável pela inovação nas rádios entretenimento do grupo RBS e coordena a área digital, área de vídeo, redes sociais, branded content e de impressos da Rede Atlântida. Em 2015, escreveu o best seller "O Papai é Pop", livro que já vendeu mais de 100 mil exemplares. Em 2016, lançou "O Papai é Pop 2", que alcançou o ranking nacional de livros mais vendidos do Brasil.
Professor Convidado
Possui doutorado em Administração pela USP (2009), com sanduíche na Rice University, mestrado em Administração pela UFGRS (2003) e graduação em Administração pela UFRGS (2000). Recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2010. Atualmente é professora e pesquisadora do programa de pós-graduação em administração da Escola de Negócios da PUCRS. Seus temas de interesse são experiência de consumo em serviços e no varejo e estudos relacionados a cultura, subcultura e comunidades de consumo.
Professora PUCRS
Aqui disponibilizamos Apresentações de Apoio (slides) usados pelos professores + bibliografias.
Autor(es): Ivan Novello, Marcos Piangers e Stefânia Ordovás de Almeida
Os títulos coloridos são indicados para alunos interessados em leituras com aprofundamentos teóricos. Esses títulos podem ser acessados gratuitamente na Editora ou Biblioteca da PUCRS.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing essencial : conceitos, estratégias e casos. Pearson, 2014, SP.
JOSEPH, Charles W. Lamb; HAIR, Joseph F; McDaniel, Carl. MKTG. Cengage Learning, 2014, SP.
LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica de comunicação mercadológica: planejamento. Cengage Learning, 2014, SP.
STADLER, Adriano. Desenvolvimento de produtos e métricas de marketing. Intersaberes, 2013, Curitiba.
O objetivo da disciplina é apresentar a teoria do marketing, abordando estratégias de relação, venda, comunicação, publicidade, assistência e pós-venda. Os diversos pontos abordados, que constituem o marketing geral, serão aplicados à realidade prática de instituições financeiras, em seus desafios diários de interagir com uma sociedade em constante modificação que demanda produtos e serviços financeiros. Nesse sentido, o marketing aplicado a produtos e serviços financeiros também requer estudo de segmentação, observando as necessidades de diferentes partes da população de acordo com sua respectiva faixa etária, classe econômica, objetivos financeiros, entre outros.
Lembre-se que esse Livro organiza de forma resumida todo o conteúdo da disciplina, possibilitando que você possa acessar com agilidade e eficiência todos os materiais, fundamentos, identificar os pontos principais dos vídeos (nos Destaques e Mapas da Aula), e encontrar os principais tópicos que compõem a avaliação. Para maiores aprofundamentos teóricos sobre os conteúdos que são base desse Livro, há uma série de leituras na área BIBLIOGRAFIA, em DOWNLOADS, inclusive diversos marcados em dourado, que têm acesso gratuito pela Editora ou Biblioteca da PUCRS.
Abaixo você terá os conteúdos da 1ª aula dessa disciplina.
O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.
Abaixo você terá os conteúdos da 2ª aula dessa disciplina.
O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.
Abaixo você terá os conteúdos da 3ª aula dessa disciplina.
O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.
Todas as imagens por Ivan Colic, Creative Mania, Gregor Cresnar
Já está disponível no ambiente EAD o teste online dessa disciplina. O prazo para sua realização é até 2 meses após o lançamento da disciplina.
Lembre-se que cada disciplina conta com uma avaliação online de múltipla escolha, na qual você deve obter uma nota mínima de 6.