Internet banking e mobile banking

  • INTERNET BANKING

    É a utilização de serviços bancários pelo site do banco, na internet. Hoje em dia, quase todos os serviços de agências físicas podem ser realizados de maneira virtual, da consulta de saldo à abertura de contas.

    Para garantir a segurança do acesso, as páginas de internet banking utilizam criptografia no tráfego da informação.

  • MOBILE BANKING

    É a utilização de serviços bancários pelo aplicativo do celular. Os aplicativos de mobile banking possuem toda a gama de serviços disponíveis no internet banking, mas o seu uso é ainda mais prático e pode ser feito de qualquer lugar. Para utilizar o mobile banking, o cliente deve ter o aplicativo do banco instalado no seu celular.

    O mobile banking vem se tornando o meio mais utilizado para a realização de transações bancárias, e vem tomando o lugar do internet banking.

Imagens (esq. p/ dir.): throwaway icons, iconsphere

Técnicas de coleta de informações em pesquisas

Durante a aula 3, a professora Stefânia apresenta o resultado de uma série de pesquisas sobre marketing, tecnologias e serviços bancários. Os dados analisados nessas pesquisas foram coletados a partir de entrevistas com consumidores desses serviços, utilizando as seguintes técnicas:

  • QUESTIONÁRIOS (SURVEYS)

    Os pesquisados respondem a perguntas de um questionário, que podem ser abertas ou, mais comumente, fechadas. Questões fechadas são objetivas e têm uma lista finita de opções de respostas possíveis, não permitindo ao entrevistado acrescentar mais opções.

    Surveys são utilizados para coletar respostas de um grande número de pesquisados, e são mais associados a métodos quantitativos de pesquisa, onde se estabelecem tendências e correlações matemáticas com base na frequência de respostas do universo de pesquisados.

  • ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE

    O entrevistador faz perguntas diretamente ao entrevistado, de modo similar a uma entrevista jornalística. O pesquisador pode ter um roteiro pré-estabelecido ou então conduzir o diálogo de forma livre.

    As respostas da entrevista são mais completas que as de um questionário. Porém, a técnica exige mais tempo e trabalho do pesquisador, o que faz com que a amostra de pesquisados seja menor do que a de um survey. Entrevistas em profundidade são usadas em pesquisas qualitativas.

Imagens (esq. p/ dir.): Michael Thompson, Gan Khoon Lay

Fintechs

  • Fintechs são empresas que utilizam tecnologia para oferecer produtos e serviços financeiros inovadores. Não são bancos: fintechs normalmente começam pequenas, como startups, e desenvolvem soluções focadas na internet e aplicativos para celular.

  • O diferencial das fintechs está na experiência do usuário. Os serviços financeiros são menos burocráticos e mais ágeis, e não exigem que o cliente vá a um local de atendimento físico – tudo é feito pelo celular. A carteira de serviços oferece soluções não contempladas pelas instituições financeiras tradicionais, quase sempre com tarifas baixíssimas ou inexistentes.

  • No Brasil, a fintech mais conhecida é o Nubank, que oferece cartões de crédito sem anuidade e tarifas, monitorados por um aplicativo de celular. Outras fintechs são a ContaAzul (plataforma de gestão financeira para empresas) e o GuiaBolso (aplicativo de controle financeiro integrado à conta bancária do usuário).

  • Segundo pesquisa do MindMiners, o principal motivo para as pessoas não utilizarem serviços de fintechs é porque nunca refletiram a respeito. Isso mostra que há um grande potencial de conversão dos não-adeptos, se for dado a eles o conhecimento sobre os serviços.

Imagens (esq. p/ dir.): Bence Bezeredy, Bem Davis, Gregor Cresnar, Robiul Alam

Destaques

Veja nessa página as principais ideias expressas pela professora.

Mapa de Aula

Veja nessa página as principais ideias e ensinamentos vistos ao longo da aula. Os tempos marcam os principais momentos das videoaulas onde os assuntos são abordados.

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