Sobre o marketing

  • A Associação Americana de Marketing define o marketing como uma função organizacional, ou uma série de funções que estão atreladas pra criar, comunicar e entregar valor aos consumidores. O marketing gerencia também os relacionamentos internos e com os stakeholders.

  • Marketing” e “vendas” não são sinônimos. Em vendas, o foco é aumentar o volume de saída do produto; em Marketing, o objetivo é fidelizar o cliente, com o lucro sendo uma decorrência a médio prazo. O marketing é mais perene porque agrega valor à marca.

  • Para saber o que é valor para o cliente, é preciso ouvi-lo e entender o que ele precisa. Os consumidores esperam mudanças na forma como as marcas se relacionam com eles. O público não é mais só “público-alvo”, ele também gera conteúdo e está sempre criando conceitos sobre a marca com que se relaciona.

  • O autor Philip Kotler divide o marketing em três eras. O Marketing 1.0 é voltado para vendas e focado no produto; no marketing 2.0, as empresas começam a entender as necessidades do consumidor e do mercado. O Marketing 3.0 é a era do Marketing de Experiência, guiado pela participação e colaboração.

Imagem: parkjisun, Becris. Makarenko Andrey, Mani Cheng

Eras do marketing

  • MARKETING 1.0

    1900-1980

    O início do marketing foi consequência do modelo produtivo instaurado após as duas revoluções industriais: um meio de vender os produtos produzidos em massa à população. O foco é totalmente no produto: o importante é vendê-lo às massas, sem escutar as opiniões dos consumidores.

  • MARKETING 2.0

    1980-2000

    A incapacidade do Marketing 1.0 de responder aos anseios dos clientes deu lugar à um novo pensamento, resumido na frase “o cliente sempre tem razão”. O foco foi do produto para o consumidor. Surge a segmentação de público. A preocupação é fornecer ao consumidor o produto que melhor se adequa à sua realidade.

  • MARKETING 3.0

    2000-2010

    Na virada do século, as empresas passaram a promover não seus produtos, mas seus valores, mostrando ao cliente como ajudam o mundo a ser um lugar melhor e ambientalmente sustentável. As marcas passam a interagir com os grupos de consumidores e proporcionar colaboração.

  • MARKETING 4.0

    2010-???

    Hoje já se fala no marketing 4.0, em que os canais online e offline são integrados para atender ao cliente, prevendo as suas necessidades. Os produtos e lojas passam a ser digitais e conectados às redes sociais, adaptando-se com base nos dados coletados sobre os consumidores.

Imagens (esq. p/ dir.): i putu kharismayadi, b farias, b farias, Chameleon Design

Destaques

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