Algoritmo

  • “Algoritmo” é uma sequência de instruções com uma ordem exata de execução. Uma receita de bolo, por exemplo, é um algoritmo contendo um número finito de passos que, quando executados na ordem especificada, resultam num bolo.

  • Todo programa de computador é, em essência, um algoritmo. Quando você roda um software, ele passa instruções ao computador que permitem desempenhar a tarefa desejada – seja navegar na internet, aumentar o tamanho de uma foto ou bloquear o download de arquivos suspeitos.

  • Diferentes algoritmos podem levar ao mesmo resultado. Um algoritmo pode ser mais rápido do que outro com o mesmo fim, se resolver o mesmo problema utilizando um número menor de passos.

  • Algoritmos são usados para interpretar grandes volumes de dados (big data) e identificar padrões. É assim que o Facebook e o Google sabem quais anúncios publicitários devem ser direcionados para quais usuários. O uso de algoritmos está no centro das estratégias de marketing digital contemporâneas.

Imagens: Juraj Sedlák, Prettycons, Takao Umehara, Alvaro Cabrera

Disrupção

  • Disrupção é uma mudança brusca ocorrida num mercado por conta do surgimento de uma inovação capaz de tornar as tecnologias anteriores obsoletas. Mais do que uma simples novidade, a tecnologia disruptiva deve mudar completamente o funcionamento de um dado mercado, baseando-se em dois fatores: conveniência e preço.

  • Os mercados propícios para a disrupção são aqueles em que há uma gama de clientes insatisfeitos. Esses clientes talvez nem mesmo verbalizam a insatisfação, por não saber exatamente o que lhes desagrada. Quando uma nova tecnologia surge e soluciona o problema, a sensação que fica é a de que não sabemos mais viver sem ela.

  • Uma consequência inevitável da disrupção é a queda de indústrias que não conseguem se adaptar. Um grande exemplo disso foi a mudança radical que a tecnologia provocou na indústria fonográfica. Outro exemplo é o que a Uber fez com o transporte urbano.

  • Várias startups de tecnologia em serviços bancários – chamadas de fintechs – surgiram nos últimos anos trazendo conveniência em serviços financeiros, cobrando pouco ou nada. Resta ver se num futuro próximo alguma delas terá força para modificar completamente o mercado.

Imagens: Schmidt Sergey, Alfonso López-Sanz, Creative Stall, Bence Bezeredy

Destaques

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Mapa de Aula

Veja nessa página as principais ideias e ensinamentos vistos ao longo da aula. Os tempos marcam os principais momentos das videoaulas onde os assuntos são abordados.

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