Brand Name

TECIDOS CONJUNTIVOS

TECIDOS CONJUNTIVOS

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se morfologicamente por abundante matriz extracelular, que é composta por substância fundamental e fibras (colágenas, elásticas e reticulares), onde as células se encontram mergulhadas. Essa característica faz o tecido conjuntivo englobar diversos outros tecidos, os quais apresentam diferentes propriedades funcionais. É responsável por desempenhar as funções de preenchimento, sustentação, nutrição, defesa e armazenamento. O tecido conjuntivo têm origem mesodérmica e é classificado morfologicamente como: tecido conjuntivo propriamente dito, tecido conjuntivo com propriedades especiais (tecido adiposo, tecido mucoso, tecido hematopoético e tecido elástico) e tecido conjuntivo de sustentação (tecido cartilaginoso e tecido ósseo).

SANGUE

O sangue é um tecido conjuntivo líquido que flui através de um movimento unidirecional pelo sistema circulatório sanguíneo. É constituído por uma porção celular de natureza diversificada, conhecida como "elementos figurados", que circula em suspensão em meio fluido, o plasma. O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo, uma vez que é responsável pelo transporte de nutrientes, metabólitos, oxigênio, gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

Os elementos figurados são classificadas em três grupos básicos: os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células de defesa integrantes do sistema imunitário; os eritrócitos, glóbulos vermelhos ou hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas, fragmentos celulares, responsáveis pela coagulação sanguínea. Essas células têm origem a partir da diferenciação de células presentes na medula óssea vermelha.

TECIDO CARTILAGINOSO

A cartilagem é classificada como um tecido conjuntivo de suporte ou sustentação do nosso organismo. É caracterizada por apresentar uma matriz sólida e firme, porém um tanto maleável, uma vez que não é calcificada, o que contribui para a sua elasticidade. É de origem mesodérmica e é o único tecido conjuntivo que não possui vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Desempenha as funções de suporte dos tecidos moles, revestimento de superfícies articulares e é fundamental para a formação e crescimento dos ossos longos, através do disco epifisário (disco de crescimento). Existem 3 tipos de cartilagem: (1) Hialina, (2) Elástica e (3) Fibrosa, as quais variam de acordo com a rigidez de sua matriz.

TECIDO ÓSSEO

O tecido ósseo é um tecido conjuntivo de suporte formado por células e uma matriz extracelular calcificada, a matriz óssea. É um dos tecidos mais resistente e rígido do corpo e apesar de ser vascularizado, a única forma de nutrição das células que constituem a matriz óssea é através de canalículos por onde passam capilares uma vez que a matriz calcificada não permite a difusão de substâncias até as células. Todos os ossos são revestidos em suas superfícies externas e internas por membranas conjuntivas que possuem células osteogênicas (ou seja, células que atuam na formação óssea), o periósteo e o endósteo, respectivamente. É o principal componente do esqueleto. Aloja e protege órgãos vitais, armazena a medula óssea, participa da locomoção, formando um sistema de alavancas com os músculos e funciona como depósito de íons (cálcio, fosfato, entre outros). É um tecido dinâmico, cujo metabolismo (remodelamento ósseo) varia de acordo com a faixa etária do indivíduo.