Brand Name

TECIDO EPITELIAL

TECIDO EPITELIAL

O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células justapostas, isto é, células aderidas umas as outras e ausência ou pouca substância intercelular. É um dos poucos tecidos avasculares do nosso organismo e é responsável por desempenhar as funções de revestimento, proteção, absorção, secreção e sensorial (neuroepitélio). É derivado dos três folhetos embrionários endoderma, mesoderma e ectoderma.

TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO

O tecido epitelial de revestimento é responsável por revestir a superfície externa e interna do corpo humano, atuando como uma barreira protetora. São classificado de acordo com o número de camadas, morfologia celular, bem como pelas especialidades de superfície.

TECIDO EPITELIAL GLANDULAR

O tecido epitelial glandular é constituído por células que sintetizam em seu citoplasma secreções de diversas naturezas (protéicas, lipídicas, glicoproteicas ou uma mistura dessas substâncias), as quais, na maioria das vezes, fica armazenado no citoplasma sob a forma de grânulos de secreção. As glândulas podem ser classificadas como exócrinas e endócrinas. As glândulas exócrinas liberam o produto de secreção através de um ducto ou um sistema de ductos, já as glândulas endócrinas liberam sua secreção direto na corrente circulatória. Neste atlas as glândulas serão apresentadas quanto à morfologia.