Carrinho

Conhecendo

Autoras entre páginas: dicas de leitura

noticia-dia-da-mulher

No dia 8 de março comemora o Dia Internacional da Mulher. Esta data é celebrada desde 1911, mas foi somente no ano de 1977 que foi reconhecida oficialmente pela ONU (Organização das Nações Unidas). Esse marco vem de um importante evento histórico, um incêndio que ocorreu em Nova York na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, onde diversas mulheres foram mortas. Foi através deste importante evento histórico que os direitos das mulheres começaram a ganhar visibilidade.

Neste Mês das Mulheres a EDIPUCRS homenageia todas as mulheres, que contribuíram para a elaboração de nossos amados livros. Para marcar esse importante evento nós separamos uma seleção de livros inspiradores e indispensáveis sobre feminismo. Confira abaixo as obras escolhidas.

As filhas de Eva querem votar: uma história da conquista do sufrágio feminino

Neste livro, a historiadora Mônica Karawejczyk apresenta o resultado de uma sólida investigação sobre o processo que culminou com a conquista do voto feminino no Brasil em 1932. A palavra conquista é apropriada para falar sobre as diferentes vozes que se manifestaram desde meados do século XIX, época das primeiras demandas pelo sufrágio, até os anos de 1930, quando o direito ao voto foi estendido às mulheres.

As mulheres e o carnaval: Porto Alegre (1869-1885)

Dar visibilidade a uma história das mulheres é um dos objetivos deste livro.
Maria Isabel, Maria Antônia, Miguelina, Honorata. Brancas, negras, ricas, pobres, jovens ou não, casadas e solteiras.
Diferentes mulheres que tinham algo em comum: a vontade de celebrar o carnaval!

Empreendedorismo feminino: protagonistas em tempos de pandemia

Este livro traz o registro da iniciativa 1ª Maratona Online de Empreendedorismo Feminino 4.0. Projeto desenvolvido pela Escola de Negócios da PUCRS com o Brasilien Zentrum da Universidade de Tübingen – Alemanha, que foi realizado ao longo do mês de junho de 2020. Contando a história de mulheres que trouxeram soluções inovadoras para seus empreendimentos durante a pandemia da COVID-19.

Narrativas de gênero: as várias faces dos estudos de gênero

Esta coletânea revela a fecundidade do campo de estudos de gênero e sua importância para a discussão e o conhecimento da sociedade. Dos movimentos feministas do início do século XX, passando por questões como corpo, sexualidade, violência de gênero, educação e legislação.