Um pouco sobre a editora da PUCRS

A Editora Universitária da PUCRS (EDIPUCRS) foi criada em 09 de novembro de 1988, sendo atualmente vinculada à Diretoria de Negócios da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAF).

A editora publica 15 periódicos científicos, todos em mídia eletrônica, os quais estão reunidos no Portal de Periódicos da PUCRS, que utiliza a plataforma Open Journal Systems (OJS), oferecendo acesso aberto aos conteúdos publicados. Todos os periódicos editados pela EDIPUCRS são membros do Committee on Publication Ethics (COPE) e seguem os princípios recomendados por essa organização internacional de referência em integridade e ética na publicação científica. Os periódicos contam com o Digital Object Identifier (DOI), código identificador que é atribuído a cada artigo publicado. Esse recurso é importante para maior inserção, disseminação e divulgação dos periódicos.

Além disso, a editora publica livros, de divulgação científica e de literatura nos formatos POD (print-on-demand) e digital, além de diversos relatórios, anais de eventos e cartilhas, contribuindo para a divulgação do conhecimento, tendo por escopo o respeito à diversidade de ideias, a qualidade de produção e os padrões de autossustentabilidade.

A EDIPUCRS tem por objetivo publicar obras de relevância científica, cultural, social, literária ou didática, de todas as áreas do conhecimento, preferencialmente pertinentes a uma das séries/coleções. A Editora publica também obras sobre temas contemporâneos e/ou resultantes de pesquisas acadêmicas, com caráter de divulgação científica, de todas as áreas do conhecimento.

Dom Jaime Spengler – Chanceler
Evilázio Teixeira – Reitor
Manuir José Mentges – Vice-Reitor
Luciano Aronne de Abreu – Presidente e Editor Chefe
Adelar Fochezatto, Antonio Carlos Hohlfeldt,  Antonio de Ruggiero, Cláudia Musa Fay, Lívia Haygert Pithan, Lucia Maria Martins Giraffa, Luis Rosenfield, Maria Martha Campos, Norman Roland Madarasz
Membros Internacionais: Fulvia Zega (Universidade de Gênova), Jaime Sánchez (Universidad de Chile), Moisés Martins (Universidade do Minho), Nicole Stefane Edwards (University Queensland), Sebastien Talbot (Universidade de Montréal)