Carrinho

Conhecendo

A importância sobre os livros infantis no desenvolvimento infantil

livros-infantis-noticia

Recentemente a editora da PUCRS lançou dois livros de literatura infantil. Sendo eles “A horta de Mariana” e “A princesa Valente e a valentia que lhe pertencia: a história de uma paciente com fissura labiopalatal”.

O livro “A horta de Mariana”:

traz uma perspectiva infantil sobre nutrição. Abordados temas como: a origem dos alimentos; a necessidade de estimular as crianças a se desafiarem na prova de novos alimentos, novos sabores e a experiências que estes desafios podem proporcionar; a relevância do comer em família e entre amigos e a escolha alimentar adequada. Buscando proporcionar uma ferramenta de educação alimentar e nutricional para crianças e ainda pode ser utilizada por pais e professores da educação infantil para mostrar a importância da alimentação saudável para as crianças.

De acordo com as autoras, Anna Carolina Duarte Martins, Caroline Abud Drumond Costa e Rafaela Siviero Caron Lienert: “a contação de histórias tem como objetivo estimular a imaginação das crianças, desenvolvendo sua autonomia, seu pensamento crítico e estimular a percepção de sentimentos gerados a partir da história, sendo uma ótima estratégia para facilitar e simplificar o ensino, oportunizando às crianças que aprendem determinados assuntos relevantes de forma leve e divertida”.

O livro A princesa Valente e a valentia que lhe pertencia: a história de uma paciente com fissura labiopalatal:

retrata a incrível jornada de uma garotinha com fissura labiopalatal. Sendo uma história infantil fictícia, mas que foi pensada a partir das vivencias de pacientes e famílias atendidas pelo Serviço de Psicologia do CERLAP (Centro de Reabilitação em Fissura Labiopalatina) do curso de Odontologia da Escola de Ciências em Saúde e da Vida (ECSV) da PUCRS.

A princesa Valente convida o leitor a interagir e a refletir também sobre suas próprias vivências. Ao final do livro, o leitor pode também enviar suas experiências para o autor de modo a auxiliar e a compartilhar com outras crianças e famílias que também estejam passando pelos desafios inerentes do contexto da fissura labiopalatina.

Essas obras literárias visam ensinar as crianças, através de histórias que retratam o desenvolvimento infantil e seus desafios. Trazendo assim soluções para os obstáculos que a infância apresenta, educando através de valores, sempre demostrando o apoio e a importância da família. Elas ensinam essas lições de uma maneira lúdica que cativa o leitor. Embora os livros sejam dedicados ao público infantil, as mensagens que deixam vão além dessa idade, recomendando-as para todas as idades.