A doença renal crônica é uma condição que apresenta números crescentesno Brasil e no mundo. As principais doenças que podem levar ao acometimento da função renal são a hipertensão e o diabetes, altamente prevalentes em nosso meio. Estas, quando mal controladas, podem levar à falência renal, ou seja, os rins podem parar de funcionar, sendo necessário tratamentos mais invasivos. Entre os tratamentos, o mais comum, realizado em mais de 90% dos pacientes nesta situação, é a hemodiálise. Estes pacientes realizam o procedimento 3 vezes na semana, em sessões de 4h, em média, e precisam de uma série de cuidados para garantir tempo e qualidade de vida.
Quando se fala em qualidade de vida em hemodiálise, o estado nutricional está intimamente ligado a isso. Ou seja, a alimentação adequada é fundamental para evitar complicações.
Neste sentido, o “Manual de preparações culinárias para pacientes em Hemodiálise: como colocar em prática a prescrição dietética” publicado pela EdiPUCRS tem como objetivo estimular os pacientes em hemodiálise e seus familiares a realizarem preparações culinárias saborosas e adequadas para este tratamento. Além de receitas adaptadas, este livro traz informações sobre outros cuidados nutricionais importantes, a fim de facilitar a rotina de alimentação dos pacientes, destacando a importância do papel social e cultural da alimentação na vida das pessoas. A ideia desta obra é garantir que estes pacientes estejam inseridos no contexto familiar, sem restrições excessivas, porém que possam seguir às orientações nutricionais necessárias e fundamentais que impactam na qualidade de vida em hemodiálise.