Os desafios da pesquisa em História da Comunicação – compreendendo os meios e as empresas em seus diversos suportes, os personagens, os contextos, assim como os processos e as práticas de um fazer comunicativo e/ou informativo e, obviamente, as transformações que ocorrem na essência de cada prática, a partir de sua relação com a sociedade e das intervenções tecnológicas que se impõem a cada dia – revelam que de forma contumaz os investigadores se debruçam sobre temáticas históricas e sociais que podem ser localizadas no jornalismo e em outras práticas de comunicação. Foca-se em uma história do campo concentrada na história das empresas de comunicação ou de seus personagens mais destacados e/ou polêmicos e, mais raramente, os autores se debruçam sobre a historicidade do campo, procurando descortinar, a partir das figuras que compõem a essência de cada prática, traços de historicidade que permanecem no tempo ou que dele se apartam em determinados contextos. O livro que a parceria entre a Alcar e a AHC apresenta ao público traz, portanto, questionamentos acerca das práticas historiográficas realizadas no campo da comunicação, como também procura revelar modos de fazer uma nova história para a comunicação ou dar visibilidade a pesquisas iniciais nesse sentido.
Os desafios da pesquisa em história da comunicação: entre a historicidade e as lacunas da historiografia
2019 ANO
1 EDIÇÃO
696 PÁGINAS
Impresso: R$ 131,90 Amazon
Alberto Pena Rodríguez, Ana Regina Rêgo, Antonio Hohlfeldt, Jaume Guillamet, Jorge Pedro Sousa, Maria Berenice Machado
Informação adicional
Ano | 2019 |
---|---|
Autor(es)/Organizador(es) | Alberto Pena Rodríguez, Ana Regina Rêgo, Antonio Hohlfeldt, Jaume Guillamet, Jorge Pedro Sousa, Maria Berenice Machado |
Páginas | 696 |
ISBN Impresso | 978-85-397-1249-6 |
Formato Impresso | 14×21 |
ISBN Digital | 978-85-397-1248-9 |
Formato Digital | EPUB |
Distribuição | Comercial |
Série | N/A |