Os desafios da pesquisa em história da comunicação: entre a historicidade e as lacunas da historiografia

2019 ANO
1 EDIÇÃO
696 PÁGINAS

Impresso: R$ 79,90

Amazon

Digital: R$ 18,90

AmazonGoogleApple
Atenção: Os preços podem variar de acordo com as campanhas promocionais de cada loja

Alberto Pena Rodríguez, Ana Regina Rêgo, Antonio Hohlfeldt, Jaume Guillamet, Jorge Pedro Sousa, Maria Berenice Machado

REF: 1344 Categoria:

Os desafios da pesquisa em História da Comunicação – compreendendo os meios e as empresas em seus diversos suportes, os personagens, os contextos, assim como os processos e as práticas de um fazer comunicativo e/ou informativo e, obviamente, as transformações que ocorrem na essência de cada prática, a partir de sua relação com a sociedade e das intervenções tecnológicas que se impõem a cada dia – revelam que de forma contumaz os investigadores se debruçam sobre temáticas históricas e sociais que podem ser localizadas no jornalismo e em outras práticas de comunicação. Foca-se em uma história do campo concentrada na história das empresas de comunicação ou de seus personagens mais destacados e/ou polêmicos e, mais raramente, os autores se debruçam sobre a historicidade do campo, procurando descortinar, a partir das figuras que compõem a essência de cada prática, traços de historicidade que permanecem no tempo ou que dele se apartam em determinados contextos. O livro que a parceria entre a Alcar e a AHC apresenta ao público traz, portanto, questionamentos acerca das práticas historiográficas realizadas no campo da comunicação, como também procura revelar modos de fazer uma nova história para a comunicação ou dar visibilidade a pesquisas iniciais nesse sentido.

Informação adicional

Ano

2019

Autor(es)/Organizador(es)

Alberto Pena Rodríguez, Ana Regina Rêgo, Antonio Hohlfeldt, Jaume Guillamet, Jorge Pedro Sousa, Maria Berenice Machado

Páginas

696

ISBN Impresso

9788539712496

Formato Impresso

14×21

ISBN Digital

9788539712489

Formato Digital

EPUB

Distribuição

Comercial