Nichos de Mercado
Estratégia e Competição
Por Lásaro do Carmo Jr. e Cláudio Hoffman Sampaio
Por Lásaro do Carmo Jr. e Cláudio Hoffman Sampaio
Preparamos um livro especial para você. Veja algumas dicas de como usá-lo.
Está localizado no canto inferior esquerdo.
Sempre que ver esse botão, clique e ouça o professor PUCRS.
Utilize as setas direcionais em seu teclado para mudar os capítulos.
Clique nas setas laterais da tela para avançar ou recuar.
Em dispositivos móveis, deslize para a esquerda ou direita.
Adicione em sua área de trabalho e utilize como um aplicativo. Em seu navegador, localize a opção 'adicionar a tela inicial'.
Lásaro do Carmo Jr.
Professor Convidado
Lásaro do Carmo Jr. é um dos principais executivos do Brasil. Ocupou a cadeira de vice-presidente do Grupo Silvio Santos de outubro de 2010 a dezembro de 2014, sendo apelidado como “Garoto de Ouro” pelo próprio Silvio. No cargo de presidente da Jequiti entre 2008 e 2015, a empresa saltou de um faturamento de 21 para 520 milhões. Posteriormente, se tornou Presidente da Jafra Cosméticos – América do Sul e conselheiro da multinacional de joias Jack Vartanian, levando sua gestão ao reconhecimento internacional, recebendo o prêmio de Destaque CEO Empresarial Brasil no Latin America Sales Personality Award 2014 – da Global Council of Sales Marketing (GCSM). Hoje, à frente de três empresa renomadas de consultoria em gestão empresarial e conselheiro de grandes empresas, Lasaro do Carmo Jr. também compartilha sua experiência sobre crescimento empresarial, liderança, empreendedorismo e inovação em palcos e eventos por todo o país. Lásaro do Carmo Junior é especialista em Marketing pela FGV e importantes cursos de gestão empresarial e inovação das Universidades da Pensilvânia (USA) e Insead (França).
Cláudio Hoffman Sampaio
Professor PUCRS
Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Pós-doutor em Marketing pela University of Georgia (EUA). Possui mestrado em Administração pela UFRGS (1993) e graduação em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS (1985). Coordenador da Comissão Científica da Escola de Negócios da PUCRS. Coordenador do Comitê de Economia e Administração da FAPERGS Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - de 2011 a 2015. Presidente da comissão de premiação do Prêmio CAPES de Tese da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo em 2014.
Aqui disponibilizamos Apresentações de Apoio (slides) usados pelos professores + bibliografias.
Autor(es): Lásaro do Carmo Jr. e Cláudio Hoffman Sampaio.
Os títulos coloridos são indicados para alunos interessados em leituras com aprofundamentos teóricos. Esses títulos podem ser acessados gratuitamente, pela Editora ou Biblioteca da PUCRS, basta acessar o livro online da disciplina e clicar nele.
AAKER, D. Administração estratégica de mercado. Porto Alegre: Bookman, 2007.
CRAVENS; PIERCY. Marketing estratégico. São Paulo: McGraw Hill, 2008.
DAY. A Empresa orientada para o mercado. Porto Alegre: Bookman, 2001.
FARRIS, P. et all. Métricas de marketing. 2ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2012.
KUMAR, N. Marketing como estratégia: uma orientação inovadora e comprovada para o crescimento e a inovação. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004.
URDAN, A.; URDAN, F. Marketing estratégico no Brasil: teorias e aplicações. São Paulo: Atlas, 2010.
Orientações empresariais. Recursos de marketing e estratégia. Portfólio de produtos e serviços. Segmentação de mercado e estratégia de nicho. Mensuração de mercado e definição de mercado-alvo. Posicionamento competitivo e proposição de valor.
Lembre-se que esse Livro organiza de forma resumida todo o conteúdo da disciplina, possibilitando que você possa acessar com agilidade e eficiência todos os materiais, fundamentos, identificar os pontos principais dos vídeos (nos Destaques e Mapas da Aula), e encontrar os principais tópicos que compõem a avaliação. Para maiores aprofundamentos teóricos sobre os conteúdos que são base desse Livro, há uma série de leituras na área BIBLIOGRAFIA, em DOWNLOADS, inclusive diversos marcados em azul, que têm acesso gratuito pela Editora ou Biblioteca da PUCRS.
Abaixo você terá os conteúdos da 1ª aula dessa disciplina.
O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.
Abaixo você terá os conteúdos da 2ª aula dessa disciplina.
O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.
Abaixo você terá os conteúdos da 3ª aula dessa disciplina.
O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.
Já está disponível no ambiente EAD o teste online dessa disciplina. O prazo para sua realização é 23 de junho.
Lembre-se que cada disciplina conta com uma avaliação online de múltipla escolha, na qual você deve obter uma nota mínima de 6.