Nichos de Mercado

Estratégia e Competição

Por Lásaro do Carmo Jr. e Cláudio Hoffman Sampaio

Como usar este livro

Preparamos um livro especial para você. Veja algumas dicas de como usá-lo.

  • menu

    Sumário

    Está localizado no canto inferior esquerdo.

  • volume_up

    Áudio do Professor

    Sempre que ver esse botão, clique e ouça o professor PUCRS.

    Clique agora
  • keyboard

    Teclado

    Utilize as setas direcionais em seu teclado para mudar os capítulos.

  • mouse

    Mouse

    Clique nas setas laterais da tela para avançar ou recuar.

  • touch_app

    Deslizar

    Em dispositivos móveis, deslize para a esquerda ou direita.

  • smartphone

    Smartphones

    Adicione em sua área de trabalho e utilize como um aplicativo. Em seu navegador, localize a opção 'adicionar a tela inicial'.

Formatos de leitura

Professores

  • Lásaro do Carmo Jr.

    Lásaro do Carmo Jr.

    Professor Convidado

    Lásaro do Carmo Jr. é um dos principais executivos do Brasil. Ocupou a cadeira de vice-presidente do Grupo Silvio Santos de outubro de 2010 a dezembro de 2014, sendo apelidado como “Garoto de Ouro” pelo próprio Silvio. No cargo de presidente da Jequiti entre 2008 e 2015, a empresa saltou de um faturamento de 21 para 520 milhões. Posteriormente, se tornou Presidente da Jafra Cosméticos – América do Sul e conselheiro da multinacional de joias Jack Vartanian, levando sua gestão ao reconhecimento internacional, recebendo o prêmio de Destaque CEO Empresarial Brasil no Latin America Sales Personality Award 2014 – da Global Council of Sales Marketing (GCSM). Hoje, à frente de três empresa renomadas de consultoria em gestão empresarial e conselheiro de grandes empresas, Lasaro do Carmo Jr. também compartilha sua experiência sobre crescimento empresarial, liderança, empreendedorismo e inovação em palcos e eventos por todo o país. Lásaro do Carmo Junior é especialista em Marketing pela FGV e importantes cursos de gestão empresarial e inovação das Universidades da Pensilvânia (USA) e Insead (França).

  • Cláudio Hoffman Sampaio

    Cláudio Hoffman Sampaio

    Professor PUCRS

    Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Pós-doutor em Marketing pela University of Georgia (EUA). Possui mestrado em Administração pela UFRGS (1993) e graduação em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS (1985). Coordenador da Comissão Científica da Escola de Negócios da PUCRS. Coordenador do Comitê de Economia e Administração da FAPERGS Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - de 2011 a 2015. Presidente da comissão de premiação do Prêmio CAPES de Tese da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo em 2014.

Downloads

Aqui disponibilizamos Apresentações de Apoio (slides) usados pelos professores + bibliografias.

Bibliografia

Os títulos coloridos são indicados para alunos interessados em leituras com aprofundamentos teóricos. Esses títulos podem ser acessados gratuitamente, pela Editora ou Biblioteca da PUCRS, basta acessar o livro online da disciplina e clicar nele.

CRAVENS; PIERCY. Marketing estratégico. São Paulo: McGraw Hill, 2008.

DAY. A Empresa orientada para o mercado. Porto Alegre: Bookman, 2001.

KUMAR, N. Marketing como estratégia: uma orientação inovadora e comprovada para o crescimento e a inovação. Rio de Janeiro, Elsevier, 2004.

URDAN, A.; URDAN, F. Marketing estratégico no Brasil: teorias e aplicações. São Paulo: Atlas, 2010.

Ementa da Disciplina

Orientações empresariais. Recursos de marketing e estratégia. Portfólio de produtos e serviços. Segmentação de mercado e estratégia de nicho. Mensuração de mercado e definição de mercado-alvo. Posicionamento competitivo e proposição de valor.

Aula 1

Abaixo você terá os conteúdos da 1ª aula dessa disciplina.

O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.

Aula 2

Abaixo você terá os conteúdos da 2ª aula dessa disciplina.

O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.

Aula 3

Abaixo você terá os conteúdos da 3ª aula dessa disciplina.

O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.

Avaliação

Teste da Disciplina

Já está disponível no ambiente EAD o teste online dessa disciplina. O prazo para sua realização é 23 de junho.

Lembre-se que cada disciplina conta com uma avaliação online de múltipla escolha, na qual você deve obter uma nota mínima de 6.