Orientações empresariais de operação
A relação entre as organizações e seus clientes tem evoluído ao longo do tempo. Atualmente, identificam-se no mercado empresas que atuam, no seu fundamento, de forma diferenciada.
Essa diferenciação na atuação, muito mais do que resultado de pressões mercadológicas, retrata uma tentativa de adequação das empresas a mercados voláteis e inconstantes.
O professor Cláudio Hoffman Sampaio destaca quatro orientações, a saber:
-
Orientação para a produção
Busca-se a eficiência nos processos de produção, reduzindo custos operacionais para que o produto chegue ao mercado com a qualidade esperada, mas a um preço acessível.
-
Orientação para as vendas
O foco está no vendedor como protagonista do sucesso comercial da empresa. A empresa fará significativos investimentos em ações comerciais e incentivos aos seus vendedores.
-
Orientação para o produto
Esta orientação afirma que os consumidores terão preferência por um produto de qualidade superior, melhor desempenho e que tenham características inovadoras.
-
Orientação para o mercado
Identifica os anseios dos consumidores para posteriormente produzir os produtos. Para os professores, todas as empresas deveriam estar sob esta orientação.
Imagens: www.flaticon.com