Orientações empresariais de operação

A relação entre as organizações e seus clientes tem evoluído ao longo do tempo. Atualmente, identificam-se no mercado empresas que atuam, no seu fundamento, de forma diferenciada.

Essa diferenciação na atuação, muito mais do que resultado de pressões mercadológicas, retrata uma tentativa de adequação das empresas a mercados voláteis e inconstantes.

O professor Cláudio Hoffman Sampaio destaca quatro orientações, a saber:

  • Orientação para a produção

    Busca-se a eficiência nos processos de produção, reduzindo custos operacionais para que o produto chegue ao mercado com a qualidade esperada, mas a um preço acessível.

  • Orientação para as vendas

    O foco está no vendedor como protagonista do sucesso comercial da empresa. A empresa fará significativos investimentos em ações comerciais e incentivos aos seus vendedores.

  • Orientação para o produto

    Esta orientação afirma que os consumidores terão preferência por um produto de qualidade superior, melhor desempenho e que tenham características inovadoras.

  • Orientação para o mercado

    Identifica os anseios dos consumidores para posteriormente produzir os produtos. Para os professores, todas as empresas deveriam estar sob esta orientação.

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Satisfação do Cliente

  • A satisfação do cliente é a relação entre o desempenho percebido de um produto ou serviço adquirido e a expectativa que o cliente tem a respeito do que foi oferecido. Quanto maior for a expectativa gerada pela empresa, maior deve ser o valor percebido pelo consumidor para que ele se sinta satisfeito com a compra.

  • Desta forma, a percepção de valor é a relação entre o benefício percebido e o preço. Em todos os momentos que um consumidor avalia a compra de algum produto ou serviço, ele avalia a conta valor x custo. E só irá comprar se avaliar que o valor que irá receber será maior que o custo que ele terá que pagar.

  • A percepção de valor, mais do que uma decisão individual, sofre influencia do mercado em que a empresa está inserida. No mercado B2B (business to business, ou mercado organizacional), o valor tende a ser percebido de forma diferente do que no mercado B2C (business-to-consumer, ou mercado consumidor).

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Destaques

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Mapa da aula

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