Sistema Financeiro Nacional e Macroeconomia
Por Alexandre Schwartsman e Gustavo Moraes
Por Alexandre Schwartsman e Gustavo Moraes
Preparamos um livro especial para você. Veja algumas dicas de como usá-lo.
Está localizado no canto superior esquerdo.
Sempre que ver esse botão, clique e ouça o professor PUCRS.
Clique agoraUtilize as setas direcionais em seu teclado para mudar os capítulos.
Clique nas setas laterais da tela para avançar ou recuar.
Em dispositivos móveis, deslize para a esquerda ou direita.
Adicione em sua área de trabalho e utilize como um aplicativo. Em seu navegador, localize a opção 'adicionar a tela inicial'.
Foi economista-chefe do grupo Santander Brasil e diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC) de 2003 a 2006.
É doutor em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Possui graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).
Em sua carreira também constam passagens pelo Unibanco e pelo BBA. É colunista do jornal "Folha de S.Paulo".
Doutor em Economia Aplicada na ESALQ-USP.
Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2005) e Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA-USP (1999).
Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia, economia da defesa e economia dos recursos naturais.
Baixe os materiais utilizados pelos professores Alexandre Schwartsman e Gustavo Moraes durante os 3 encontros da disciplina.
Autor(es): Alexandre Schwartsman e Gustavo Moraes.
Os títulos coloridos são indicados para alunos interessados em leituras com aprofundamentos teóricos. Esses títulos podem ser acessados gratuitamente, pela Editora ou Biblioteca da PUCRS, basta acessar o livro online da disciplina e clicar nele.
Schwartsman, Alexandre. What to Expect When You Are Expecting. Santander. Economics Research.
Sachs, Jeffrey D.; Larrain, Felipe. Macroeconomia em uma economia global. São Paulo: MAKRON Books, 2000.
Blanchard, O. Macroeconomia. 5ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
Banco Central do Brasil. Notas Econômico-Financeiras para a Imprensa.
O objetivo da disciplina é instrumentalizar o aluno para compreender as instituições financeiras em meio a um ambiente macroeconômico e regulatório. Ao fim do curso, o aluno terá uma sólida compreensão das atuações do Banco Central, mercado monetário e cambial, percebendo os limites de atuação de instituições financeiras nesse cenário, bem como prever suas tendências para bom planejamento de suas instituições.
Serão abordados tópicos macroeconômicos importantes como: regime de Metas de Inflação, Instrumentos de Política Monetária, Sistema SELIC, Mecanismos de Transmissão da Política Monetária, Regimes Cambiais.
Lembre-se que esse Livro organiza de forma resumida todo o conteúdo da disciplina, possibilitando que você possa acessar com agilidade e eficiência todos os materiais, fundamentos, identificar os pontos principais dos vídeos (nos Destaques e Mapas da Aula), e encontrar os principais tópicos que compõem a avaliação. Para maiores aprofundamentos teóricos sobre os conteúdos que são base desse Livro, há uma série de leituras na área BIBLIOGRAFIA, em DOWNLOADS, inclusive diversos marcados em dourado, que têm acesso gratuito pela Editora ou Biblioteca da PUCRS.
Dentro dessas divisões é que tomam lugar as políticas econômicas que moldam o país e as instituições financeiras.
O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.
O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.
O acesso aos vídeos é realizado somente no ambiente EAD para proteger o conteúdo, garantindo que seja um material exclusivo para você, aluno matriculado.
Teoria sobre a atuação do Banco Central no Sistema Financeiro Nacional.
Evidências e contexto da atuação do Banco Central no Brasil e no mundo.
+
As dificuldades monetárias e fiscais do Brasil como elementos de desestruturação econômica.
As opções de política econômica em um contexto de globalização financeira e econômica.
Já está disponível no ambiente EAD o teste online dessa disciplina. O prazo para sua realização é de até 2 meses após o lançamento das aulas.
Lembre-se que cada disciplina conta com uma avaliação online de múltipla escolha, na qual você deve obter uma nota mínima de 6.