À Universidade, estão integrados institutos que se dedicam à pesquisa, ao ensino e à extensão e ao desenvolvimento da cultura em áreas específicas, promovendo e mantendo essas três áreas de atuação em padrões de elevada qualidade, em articulação com as Unidades Acadêmicas, com ênfase em projetos interdisciplinares, cujos objetivos são associar diferentes áreas do conhecimento, unir ensino e pesquisa e incentivar atividades relacionadas às pesquisas desenvolvidas.
O Instituto de Bioética (IB) foi criado em 2007. Tem por objetivos
promover e desenvolver a investigação filosófica, metodológica
e científica na área da bioética; capacitar e aperfeiçoar
técnica-cientificamente e eticamente os recursos humanos em
bioética, em caráter permanente; conceber e elaborar recursos
para a difusão da produção científica da Universidade, em bioética;
disseminar a cultura bioética, a partir da integração da
Universidade com a comunidade em geral, e o fortalecimento da
Universidade como referência em bioética em termos nacionais
e internacionais.
O curso interdisciplinar de Especialização em Bioética do IB visa proporcionar uma visão básica e integradora da Bioética, despertando o interesse do participante para a reflexão e o debate dos problemas bioéticos, sejam filosóficos, científicos, jurídicos, sanitários, ambientais ou econômicos, capacitando-o, inclusive, para a atuação em Comitês de Ética Hospitalar, de Pesquisa com seres humanos ou com animais.
O curso interdisciplinar de Especialização em Bioética do IB visa proporcionar uma visão básica e integradora da Bioética, despertando o interesse do participante para a reflexão e o debate dos problemas bioéticos, sejam filosóficos, científicos, jurídicos, sanitários, ambientais ou econômicos, capacitando-o, inclusive, para a atuação em Comitês de Ética Hospitalar, de Pesquisa com seres humanos ou com animais.
O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) é um
centro de referência no tratamento e na investigação de doenças
neurológicas, de pesquisas interdisciplinares em neurociências e
terapia celular no Brasil. O InsCer está alicerçado em uma proposta inovadora
e inédita na América Latina: um centro que reúne
atendimento ao paciente, pesquisa de ponta e as mais avançadas
tecnologias de diagnóstico.
O InsCer foi criado com o objetivo de aproximar as pesquisas clínicas e básicas à assistência ao paciente, uma aproximação que dá vez à chamada pesquisa translacional. Abre-se assim a fronteira entre a prática clínica e o desenvolvimento da ciência para impulsionar a evolução do conhecimento sobre doenças neurológicas e comportamentais e fomentar a concepção de novas terapias.
A aliança entre pesquisa e assistência tem o potencial de alavancar os padrões assistenciais de tratamento de doenças neurológicas, neuro-oncológicas, neurovasculares e neurodegenerativas, como epilepsia, Alzheimer e doença de Parkinson.
O Instituto atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza pesquisas experimentais, clínicas e pré-clínicas, para gerar e difundir conhecimento para toda a população.
O Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) foi criado em
1973 e implantado em 1975, sendo o primeiro projeto de cooperação
estabelecido pela Japan International Cooperation
Agency (JICA) na América Latina. É a instituição pioneira na
capacitação de pessoal para atuar na prática geriátrica e desenvolver
conhecimento sobre o processo de envelhecimento.
Os principais objetivos do Instituto são o ensino de pós-graduação e o desenvolvimento de pesquisas na área do envelhecimento, oferecendo anualmente cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado, Residência Médica e Extensão em Geriatria e Assistência ao Idoso.
Para desempenhar o seu trabalho, o IGG possui laboratórios de pesquisa básica e clínica, assim como mantém um ambulatório que atende ao público em geral e um serviço de internação hospitalar em conjunto com o Hospital São Lucas da PUCRS. Com isso o IGG proporciona aos profissionais brasileiros a oportunidade de contatos sistemáticos com os mais avançados estudos na área do envelhecimento humano, de prevenção e tratamento das doenças características do idoso.
O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IMA)
foi criado em 1998. Tem por objetivos incentivar e promover, na
Universidade e na comunidade, atividades relacionadas à preservação
do ambiente.
Administra o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza – Pró-Mata, localizado no município de São Francisco de Paula, no estado do Rio Grande do Sul, que está voltado para a interação do homem com a natureza. O Projeto Pró-Mata foi desenvolvido a partir da ideia de se criar uma Área de Conservação de aproximadamente 4.500 ha, voltada basicamente para a pesquisa e a conservação da natureza, proposta pela Universidade de Tübingen, da Alemanha, com a qual a PUCRS possui um convênio de cooperação desde 1983.
O CEPAC - Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Petróleo, Recursos Minerais e Armazenamento de Carbono, é o primeiro centro brasileiro de excelência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a indústria do petróleo, recursos minerais e armazenamento geológico de CO2. Constitui uma iniciativa conjunta da PETROBRAS e da PUCRS, através do IMA.
O IMA também agrega o Comitê de Gestão Ambiental da PUCRS (CGA), que tem por objetivo apoiar a Administração Superior na formulação de políticas e ações voltadas à gestão ambiental de seus campi. Outros objetivos são incentivar, aprovar e promover atividades relacionadas com a conservação do meio ambiente na Universidade e na comunidade que a envolve, através de procedimentos administrativos, de ensino, pesquisa e extensão.
O Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) foi criado em
1997. É um centro que desenvolve tecnologias e conhecimento
para a melhor compreensão, prevenção e tratamento de doenças
que afetam a população brasileira. O IPB, em parceria com
o Hospital São Lucas da PUCRS, é pioneiro em pesquisas com
células-tronco. Tem por objetivos o desenvolvimento de pesquisas
de alta qualidade com vistas ao aprimoramento de diagnóstico,
prevenção e tratamento de doenças, de forma a promover
e fomentar a comunicação e aplicação destas informações e
descobertas à sociedade.
O IPB é um centro de excelência em pesquisa biomédica, desenvolvendo projetos em pesquisa básica, na elucidação de mecanismos fisiopatogênicos e na aplicação de tecnologias avançadas, com ênfase em estudos translacionais. Estas atividades são desenvolvidas através de uma rede de parcerias dos diferentes laboratórios e centros do Instituto com centros de pesquisa nacionais e internacionais.
O Instituto de Toxicologia e Farmacologia (INTOX) é uma
Unidade de caráter interdisciplinar, dedicada a atividades de pesquisa,
ensino, extensão e prestação de serviços, com ênfase na
formação de recursos humanos, aliada a uma produção científica
e inovadora de qualidade.
O INTOX foi criado em 1991 e tem por objetivos: realizar atividades de extensão vinculadas a projetos de pesquisa ou ensino de pós-graduação na área de toxicologia; oferecer suporte a pesquisas e atividades de ensino na área de toxicologia desenvolvidas por outras unidades universitárias; apoiar ações comunitárias na área de toxicologia oferecidas por outras unidades universitárias e órgãos suplementares da PUCRS. Oferece curso de Especialização em Toxicologia Aplicada e pesquisa nas áreas de medicamentos, abuso de drogas e toxicologia forense e ocupacional.