A Série Narrativas Sensíveis e Outras Histórias, da EDIPUCRS, nasce a partir de um olhar amoroso voltado ao ser humano, que se traduz em um profundo respeito pelo indivíduo, por seus gostos, desgostos, inquietações, vivências e experimentações. A infância e a adolescência marcam uma época intensa, muitas vezes repleta de enigmas, imprecisões e contradições, que transpassam um sem-fim de combinações de possibilidades de descoberta. As histórias lidas e a sua relação com os ritos de passagem, o fluxo permanente da vida e o movimento ininterrupto do tempo podem ajudar no processo de saber-se parte de um universo/pluriverso complexo, sem perder de vista a dimensão da própria voz e a compreensão da voz daqueles/as que habitam naturezas múltiplas.
Esta série, portanto, não tem medo de escutar os seus leitores e leitoras, nem subestima a capacidade das crianças e dos/as adolescentes de entendimento do mundo. Ao contrário, propõe-se a adentrar neste tão famoso reino das palavras e da criação e dali trazer a essência necessária que possa nos ajudar nessa travessia que é a vida.
A série forma, em seu fim, um espaço de publicação de narrativas para as infâncias, bem como abriga textos teóricos sobre a literatura infantil e juvenil. Ciente da responsabilidade e da repercussão que é escrever para crianças e adolescentes (e demais leitores e leitoras, já que apresentamos um conjunto de narrativas que se refere à infância e adolescência que ainda estão presentes dentro de cada um de nós), a Série, amparada por um Conselho editorial admirável, empenha-se em nutrir um diálogo literário, artístico e acadêmico constante. Nesse sentido, as publicações refletem a pesquisa e a reflexão geradoras de narrativas sensíveis e questionadoras sobre as relações familiares, a representatividade, os afetos, o envelhecimento, a doença, a vida e a morte, entre outras temáticas que despertem a sensibilidade, o imaginário e a compaixão, sob o signo da alteridade, da inclusão, da conscientização e da ética.
Editor-chefe
Luciano Aronne de Abreu
Editora e Curadoria
Janaína de Azevedo Baladão
Conselho Editorial
Altair Teixeira Martins, Ana Márcia Martins da Silva, André Fagundes Pase, Bernardo José de Moraes Bueno, Caio Ritter, Celso Sisto, Cristiane Costi e Silva, Cristina Ferreira, Débora Pisigodinski Harbæk, Jane Tutikian, Jeferson Tenório, Luís Roberto Amabile, Maria Eunice Moreira, Moema Vilela Pereira, Paulina Nólibos, Paulo Ricardo Kralik Angelini, Regina Kohlrausch, Rosângela Fachel de Medeiros, Ruben Daniel Méndez Castiglioni, Tom Farias e Vera Teixeira de Aguiar.
Para saber mais sobre as outras séries da editora da PUCRS, acesse a Política Editorial.
One Comment