Descrição
“Uma pérola surge do trabalho silencioso que cristaliza a paisagem, transfigurando-a em pedra preciosa. Aqui está uma pérola brilhante e irradiante. “Toda paisagem amada é um estado de alma”, nos dizia Gaston Bachelard. A alma mariana de Édison nos desvenda uma paisagem amada e compartilhada. Este “Akatistos” renovado, seguindo uma grande tradição da Igreja desde os seus primeiros séculos, é um poema que canta a figura da Mãe de Deus com as metáforas da paisagem, com a imagem da luz e das estações da terra,… com o que há de mais humano, terno e vigoroso, diante do poder de transfiguração do divino: a figura da Virgem Maria, a Mãe.
Este poema, é a taça que nos brinda com o mais diáfano líquido da devoção cristã. … em cada verso desta oração… o rosário, também participamos da sua alma, e, mais ainda, da comunhão que o Criador e o Filho nos oferecem na transfiguração da Mãe.”
(Luiz Carlos Susin)
Cada parte da obra foi acabada com dezenove ícones coloridos confeccionados pelo reconhecido Diretor de arte e artista plástico Helio Coelho, em seu atelier na cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo.