Orientações empresariais de operação
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Segurança psicológica é definida pela habilidade de um indivíduo ou time em sentir segurança em relacionamentos interpessoais. Entre grupos, isso remete à sensação de aceitação, em sentir respeito e liberdade para expor pontos de vista. A diferença das culturas que proporcionam uma segurança psicológica para aquelas que não proporcionam é que enquanto os funcionários da primeira possuem liberdade para relatar, debater, e principalmente aprender com seus erros, os da segunda permanecerão em um clima de constante sabotagem.
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Nas equipes com baixa segurança psicológica, é arriscado dizer o que se tem em mente. Admitir falta de conhecimento ou pedir ajuda pode dar a impressão de que haverá perda de prestígio com uma imagem de incompetência ou de ser culpado por falhas da equipe. Também pode ser arriscado levantar questões capazes de deixar um colega em “maus lençóis”. O potencial custo de uma atitude aberta, em termos de ameaça e constrangimento, é maior que a recompensa por adotá-la, mesmo quando as pessoas sabem que a equipe e a organização irão, em última instância, beneficiar-se da fraqueza.
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Nas equipes em que é alta a segurança psicológica, por outro lado, há boa vontade em lidar com questões difíceis, em tratar aberta e honestamente de conflitos como meio de aumentar a eficácia operacional, e em experimentar, aceitar e aprender com os erros e fracassos. Não adianta muito se uma ou duas pessoas apenas têm essa atitude: para que haja um impacto significativo sobre a aprendizagem da equipe, ela toda deve adotar e colocar em prática condutas abertas e diálogos sinceros. Essas “crenças comuns compartilhadas” compõem a rede de segurança da aprendizagem.
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