Fintechs

  • Fintechs são empresas que utilizam tecnologia para oferecer produtos e serviços financeiros inovadores. Não são bancos: fintechs normalmente começam pequenas, como startups, e desenvolvem soluções focadas na internet e aplicativos para celular.

  • O diferencial das fintechs está na experiência do usuário. Os serviços financeiros são menos burocráticos e mais ágeis, e não exigem que o cliente vá a um local de atendimento físico – tudo é feito pelo celular. A carteira de serviços oferece soluções não contempladas pelas instituições financeiras tradicionais, quase sempre com tarifas baixíssimas ou inexistentes.

  • No Brasil, a fintech mais conhecida é o Nubank, que oferece cartões de crédito sem anuidade e tarifas, monitorados por um aplicativo de celular. Outras fintechs são a ContaAzul (plataforma de gestão financeira para empresas) e o GuiaBolso (aplicativo de controle financeiro integrado à conta bancária do usuário).

  • De acordo com Roberto Branchi, os bancos ainda não veem as fintechs como ameaça. Mesmo assim, muitas instituições financeiras estão adaptando seus serviços, enquanto outras estão comprando as startups – como o Santander, que comprou 100% da fintech ContaSuper.

Imagens (esq. p/ dir.): Bence Bezeredy, Bem Davis, Gregor Cresnar, Dinosoft Labs

Blockchain

Blockchain é um sistema de contabilidade autoverificável para transações online.

A forma mais fácil de imaginá-lo é como um gigantesco livro de contabilidade, contendo todas as operações de transação já realizadas por seus usuários. Cada pessoa tem uma cópia desse livro e, cada vez que uma transação acontece, ela é registrada simultaneamente na cópia do livro de cada usuário. Assim, a verificação de transações é descentralizada, o que impede a ocorrência de fraudes. O blockchain é a base do funcionamento de criptomoedas como o bitcoin.

Na teoria, transações de dinheiro feitas com blockchain são tão seguras que dispensam auditoria. Vários bancos já estudam como utilizar essa tecnologia para criar novos produtos e otimizar processos.

Veja como funciona uma transação com blockchain:

  • Quando dois usuários realizam uma transação, um novo bloco de informação contendo o registro da transação é enviado a todos os usuários do sistema.

  • Se esse bloco é coerente com os demais registros, ele é adicionado ao sistema e a operação é validada. Se não existe registro prévio da origem do valor transacionado, a operação é invalidada. Ninguém pode criar dinheiro virtual: se ele não tiver histórico, é descartado.

  • O registro do blockchain não tem um centro. Ele existe em cada computador conectado e é atualizado pela rede. A descentralização torna o blockchain seguro e praticamente impossível de hackear.

Imagens (esq. p/ dir.): Symbolon, Smalllike, Maria Kislitsina

O que é criptomoeda?

  • Criptomoeda é qualquer moeda digital que utilize criptografia, ou seja, códigos difíceis de quebrar, para garantir a sua segurança em transações online. Seu grande atrativo é a eliminação da necessidade de intermediadores financeiros, como bancos, das operações de transferência. A criptomoeda mais conhecida é o bitcoin.

  • A maioria das criptomoedas são descentralizadas: nenhum banco ou indivíduo controla o seu uso, circulação ou produção. As trocas são feitas diretamente entre os indivíduos, utilizando a tecnologia de blockchain. O mecanismo de funcionamento do bitcoin garante que ele seja criado numa taxa limitada e previsível, por meio de um processo chamado “mineração”.

  • Por sua natureza, o bitcoin é muito usado em transações ilegais e lavagem de dinheiro. Isso não significa, claro, que toda transação com bitcoin seja ilegal.

  • De acordo com Roberto Branchi, há quatro desafios para a utilização das criptomoedas: são muito voláteis, intensivas em energia, suas tecnologias adjacentes não são escaláveis e são difíceis de regular.

Imagens (esq. p/ dir.): Randomhero, caba kosmotesto, Symbolon, Randomhero

Destaques

Veja nessa página as principais ideias expressas pelo professor.

  • {{item.texto}}

Mapa de Aula

Veja nessa página as principais ideias e ensinamentos vistos ao longo da aula. Os tempos marcam os principais momentos das videoaulas onde os assuntos são abordados.

  • {{item.aula}} timer {{item.timer}} {{item.titulo}}