Fintechs
-
Fintechs são empresas que utilizam tecnologia para oferecer produtos e serviços financeiros inovadores. Não são bancos: fintechs normalmente começam pequenas, como startups, e desenvolvem soluções focadas na internet e aplicativos para celular.
-
O diferencial das fintechs está na experiência do usuário. Os serviços financeiros são menos burocráticos e mais ágeis, e não exigem que o cliente vá a um local de atendimento físico – tudo é feito pelo celular. A carteira de serviços oferece soluções não contempladas pelas instituições financeiras tradicionais, quase sempre com tarifas baixíssimas ou inexistentes.
-
No Brasil, a fintech mais conhecida é o Nubank, que oferece cartões de crédito sem anuidade e tarifas, monitorados por um aplicativo de celular. Outras fintechs são a ContaAzul (plataforma de gestão financeira para empresas) e o GuiaBolso (aplicativo de controle financeiro integrado à conta bancária do usuário).
-
De acordo com Roberto Branchi, os bancos ainda não veem as fintechs como ameaça. Mesmo assim, muitas instituições financeiras estão adaptando seus serviços, enquanto outras estão comprando as startups – como o Santander, que comprou 100% da fintech ContaSuper.
Imagens (esq. p/ dir.): Bence Bezeredy, Bem Davis, Gregor Cresnar, Dinosoft Labs