Sobre o marketing
-
A Associação Americana de Marketing define o marketing como uma função organizacional, ou uma série de funções que estão atreladas pra criar, comunicar e entregar valor aos consumidores. O marketing gerencia também os relacionamentos internos e com os stakeholders.
-
“Marketing” e “vendas” não são sinônimos. Em vendas, o foco é aumentar o volume de saída do produto; em Marketing, o objetivo é fidelizar o cliente, com o lucro sendo uma decorrência a médio prazo. O marketing é mais perene porque agrega valor à marca.
-
Para saber o que é valor para o cliente, é preciso ouvi-lo e entender o que ele precisa. Os consumidores esperam mudanças na forma como as marcas se relacionam com eles. O público não é mais só “público-alvo”, ele também gera conteúdo e está sempre criando conceitos sobre a marca com que se relaciona.
-
O autor Philip Kotler divide o marketing em três eras. O Marketing 1.0 é voltado para vendas e focado no produto; no marketing 2.0, as empresas começam a entender as necessidades do consumidor e do mercado. O Marketing 3.0 é a era do Marketing de Experiência, guiado pela participação e colaboração.
Imagem: parkjisun, Becris. Makarenko Andrey, Mani Cheng