No dia 18 de maio, terça-feira, as 18h, acontecerá a live de lançamento do livro Revolução Conservadora: genealogia do constitucionalismo autoritário brasileiro (1930-1945) pela plataforma do Zoom. O caráter transdisciplinar da obra atravessa as áreas de Ciência Política, Filosofia, Direito e História e se mostra relevante convidar profissionais das mais diversas áreas para participar do debate sobre as teses postas pelo livro. De olho nos acontecimentos do passado, a obra atiça a nossa percepção sobre os dilemas do tempo presente.
A obra aborda a ascensão das ideias autoritárias no Brasil nas décadas de 1930 e 1945, especialmente sob o enfoque do Direito brasileiro. Trata da transformação das ideias jurídicas e políticas em um tempo marcado pela radicalização da política. Em um período de ascensão do nazismo, do fascismo e do comunismo, busca descortinar o peculiar caminho de construção do Estado autoritário brasileiro.
Luis Rosenfield
Professor do PPG em História da PUCRS e coordenador do grupo de pesquisa História das Ideias e História Intelectual (GHI).
Marcílio Toscano Franca Filho
Professor no PPG/CJ da UFPB. Doutor em Direito na Universidade de Coimbra (PT).
Thiago C. Mourelle
Doutor em História pela UFF e Historiador do Arquivo Nacional.
Anderson V. Teixeira
Coord. do PPGD da UNISINOS. Doutor em Teoria e História do Direito pela Universidade de Florença (IT).
Alberto Vespaziani
Professor de Direito Público Comparado da Universidade de Molise (IT). Doutor em Direito Público e Constitucional pela Universidade de Roma-La Sapienza (IT).
Luciano Aronne de Abreu
Editor-Chefe da EDIPUCRS, Professor Titular e Coordenador do PPGH.