Carrinho

Conhecendo

Mulheres: ciência, educação e luta

Por 09/11/2022No Comments
banner-mural

O Mural MULHERES: CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E LUTA é a mais nova obra da “Galeria a Céu Aberto” da PUCRS, que fica no Prédio 12.

O projeto iniciou em março deste ano, com discussões no Liliths, Grupo de Estudos de Gênero e História das Mulheres, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS.  O tema das reflexões deste ano foi sobre a (in)visibilidade das mulheres no espaço público e contou com a presença de mulheres artistas de Porto Alegre. O passo seguinte foi “conquistar” uma parede na PUC, o que foi possível com o apoio do Instituto de Cultura da PUCRS.  A partir daí passamos a discutir os temas que queríamos representar no mural.  Coube a artista/muralista do grupo, Michele Philomena Bohnenberger , traduzir nossas ideias em imagens, inicialmente no papel e, finalmente, para parede.

Ao longo de três dias pintando o mural, pudemos interagir com aluna(o)s, professora(e)s, funcionária(o)s que nos acompanhavam fazendo comentários e interagindo com a obra. O processo foi gratificante e o objetivo é que ele transforme aquela parede em um suporte de produção de conhecimento.

Quanto à descrição do mural, foram retratadas figuras femininas desenvolvendo importantes papéis para a sociedade, entre os quais está a educação, representada pela  educadora com um giz na mão e a ciência representada pela figura que manipula as ervas, fazendo  ligação das mulheres com a ciência  no passado, o contato com as ervas, a produção de chás e infusões, e o presente, com a educação formal e universitária. Estão representadas protagonistas de distintas etnias, ressaltando a universalidade feminina nas lutas pelo voto, na luta pelo direito à propriedade e ao controle sobre o próprio corpo, bem como as demais causas ligadas à resistência. Também se encontram símbolos relativos à feminilidade e o aspecto fértil da terra, relacionado aos ciclos lunares.

Marlise Meyer

Marlise Regina Meyer é professora adjunta do Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do departamento de História da PUCRS e editora da Revista Oficina do Historiador da PUCRS.