• Relatório Social PUCRS, HSL e InsCer

    O Relatório Social 2019 apresenta as ações da PUCRS, do Hospital São Lucas (HSL) e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer-RS) voltadas ao benefício de alunos, docentes, técnicos administrativos e da sociedade.

    Continuar lendo
  • Video Thumbnail

O Relatório Social 2019 apresenta as ações da PUCRS, do Hospital São Lucas (HSL) e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer-RS), voltadas ao benefício de alunos, docentes, técnicos administrativos e da sociedade, por meio do ensino, da pesquisa e das inúmeras atividades no campo da extensão, bem como às iniciativas direcionadas à saúde e à preservação ambiental.

Esses três empreendimentos da Rede Marista fortalecem o compromisso com a inovação e o desenvolvimento local, regional e nacional, sempre inspirados pelos valores maristas, legado de São Marcelino Champagnat.

A PUCRS tem como um dos seus objetivos estratégicos preparar a comunidade Universitária para os desafios da sociedade. Ele está relacionado com a formação de lideranças institucionais, gestores, professores, pesquisadores, técnicos administrativos ou alunos, capazes de atuar na sociedade contemporânea, por meio de uma análise crítica do cenário que está posto, propondo e executando estratégias que consolidem a Instituição como uma Universidade de excelência, contribuindo para a inovação e o desenvolvimento do País.

A educação continuada que garante a constante qualificação do corpo funcional e mais envolvimento com os princípios da Instituição tem ações distribuídas em seis pilares:

Gerar transformação na vida das pessoas e na sociedade sempre foi o propósito da PUCRS. Em 2019 a Universidade inaugurou o Living 360°. Localizado no centro do Campus, o prédio tem uma proposta inovadora no ensino, oferecendo um ambiente completo para viver, conviver, interagir e descobrir.

Dentro do eixo Trajetória Acadêmica Aberta, foram realizadas revisões de 26 Projetos Pedagógicos de Curso. Também foi estabelecida, de forma definitiva, a estrutura acadêmica de sete Escolas.

O Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação (Idear) lançou, em parceria com o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), o Track StartUp. A partir do relacionamento entre os professores e os alunos das Escolas, a iniciativa quer integrar ao currículo dos cursos uma experiência empreendedora que impacte em captação, retenção e desenvolvimento de talentos e apoie a geração de startups.

A PUCRS busca consolidar-se cada vez mais como uma Universidade de pesquisa. Oito grandes eixos temáticos orientam estudos interdisciplinares com o objetivo de investigar e buscar soluções para os problemas complexos da sociedade. O Projeto Institucional de Internacionalização PUCRS-PrInt resulta da aprovação no edital da Capes PrInt. O projeto concentra-se no desenvolvimento de três temas prioritários: (1) Saúde no Desenvolvimento Humano; (2) Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade; e (3) Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente. Divididos entre esses temas, estão 14 projetos de cooperação, envolvendo 23 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. A PUCRS conta com aproximadamente 11 Programas de Pós-Graduação com nível de excelência internacional (Conceitos Capes 6 e 7).

Seguindo uma tendência global, a PUCRS possui um ecossistema de inovação de classe mundial, sendo referência na América Latina. Tem como posicionamentos estratégicos a inovação e o desenvolvimento. A sua atuação, como vetor de transformação da Universidade e da sociedade, se dá em duas frentes: conectada com a Academia pela Rede Inovapucrs e conectada com a sociedade, as empresas e o Governo através do Tecnopuc.

O Tecnopuc conta com 3 laboratórios abertos à comunidade empreendedora: o Tecnopuc FabLab, o UsaLab e o CriaLab. Este último capacitou mais de mil pessoas e realizou mais de 40 projetos.

A extensão universitária compreende ações dirigidas prioritariamente à comunidade externa nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Inclusão, Desenvolvimento Local e Meio Ambiente.

O Serviço de Assessoria em Direitos Humanos para Imigrantes e Refugiados (Sadhir) da Escola de Direito realizou mais de 700 atendimentos à comunidade migratória.

O Centro de Pastoral e Solidariedade, por meio de ações solidárias, atingiu mais de 800 pessoas.

O modelo assistencial do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) integra-se ao propósito de ampliar o reconhecimento nacional e internacional do HSL como referência na assistência, na formação de profissionais (ensino), na geração de conhecimento (pesquisa) e na gestão, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da sociedade.

O Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, InsCer, promove cuidado com a vida, por meio de inovação, ensino, pesquisa e assistência, em prol da saúde e do bem-estar das pessoas. Além de promover pesquisas de alto impacto e da atuação na assistência com exames de imagem, o InsCer atendeu mais de 300 crianças de escolas públicas, de forma gratuita, através do Projeto Acerta

A materialização(*) dos trabalhos dedicados à dimensão ambiental está presente no currículo de cursos de graduação, no Comitê de Gestão Ambiental, no Projeto USE — Uso Sustentável de Energia, entre outras ações.

Além da pesquisa, diversas melhorias foram realizadas no entorno do Campus, ficando a manutenção e a conservação dessa área a cargo da Universidade desde então. Uma delas foi a construção uma ponte em frente ao Museu de Ciências e Tecnologia, melhorando o fluxo viário de motoristas, ciclistas e pedestres.