IV SIPASE - Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação
“A Construção da Profissionalidade Docente: a pessoa em formação”
As transformações ocorridas nas últimas décadas em diferentes áreas do conhecimento, nos encorajam a pensar sobre os rumos da Educação nas instituições de ensino e no desenvolvimento profissional dos docentes, seja na Educação Básica, Superior ou em espaços não formais de ensino.
Discutir sobre as distintas temáticas que compõem o desenvolvimento pessoal e profissional do professor é pertinente ao contexto atual da educação e da sociedade contemporânea. É imprescindível o olhar para a pessoa do professor na integralidade, valorizando sua subjetividade, que está diretamente interligada ao seu fazer pedagógico.
Esta obra reúne os trabalhos apresentados no IV SIPASE - Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação: “A Construção da Profissionalidade Docente: a pessoa em formação”, realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2017 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. O seminário foi organizado pelo grupo de pesquisa Promot (Processos Motivacionais em Contextos Educativos), do Programa de Pós-graduação em Educação/PUCRS, em parceria com distintas universidades gaúchas, buscou abordar a temática acerca da formação dos professores no que se refere aos aspectos da pessoa do educador, envolvendo: a profissionalidade docente no contexto internacional; a subjetividade na construção da profissionalidade; as políticas e a formação docente; e, a inovação e ensino na atuação docente.
No que se refere a profissionalidade docente no contexto internacional, buscou-se conhecer diferentes experiências realizadas em outros países, para subsidiar a reflexão e possíveis mudanças no contexto brasileiro. A subjetividade na construção da profissionalidade abriu espaço para olhar o professor para além da formação técnica, adentrando aos aspectos pessoais e contextuais de sua constituição enquanto professor. As políticas e a formação docente dialogou sobre saberes e ações implicados em políticas contributivas à formação inicial e continuada de professores, apresentando possíveis estratégias para qualificar a Educação brasileira. O eixo inovação e ensino possibilitou conhecer experiências nacionais e internacionais transformadoras nos contextos educacionais, contribuindo para uma mudança de cultura, a qual implica em ações políticas, de gestão e na formação continuada dos professores.
O principal objetivo do Seminário foi possibilitar diálogos e reflexões sobre a construção da profissionalidade docente e a pessoa em formação. Entendemos que o processo educacional deve promover a construção de saberes, de interações sociais que oportunize o desenvolvimento global do ser humano e assegure a inclusão social desses sujeitos na perspectiva da equidade e justiça social. A socialização de experiências já acumuladas e a constante reflexão acerca das questões educacionais contemporâneas apontam para a importância do trabalho em redes de conhecimento, sejam estas intra e/ou interinstitucionais.
As experiências vivenciadas no IV SIPASE, potencializaram a interdisciplinaridade e o intercâmbio de saberes nacionais e internacionais. Proporcionaram estudar o desenvolvimento profissional como um processo amplo, implicado no desenvolvimento, formação e autoformação da pessoa. Buscou integrar as dimensões pedagógicas e suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais das pessoas envolvidas com os processos de ensino e de aprendizagem e de suas subjetividades.
Sendo essa uma temática relevante para a Educação, os diálogos e reflexões que emergiram no IV SIPASE foram de suma importância e contribuíram para o ambiente acadêmico e para a construção de redes de pesquisadores sobre a temática. Esperamos que a leitura dessa obra possibilite diferentes aprendizagens e reflexões que contribuam para ampliar os saberes docentes e qualificar a Educação.
Boa leitura!
Dom Jaime Spengler - Chanceler Evilázio Teixeira - Reitor Jaderson Costa da Costa - Vice-Reitor Carla Denise Bonan (Presidente), Luciano Aronne de Abreu (Editor Chefe), Beatriz Correa P. Dornelles, Carlos Alexandre Sanchez Ferreira, Carlos Eduardo Lobo e Silva, Eleani Maria da Costa e Newton Luiz Terra
© EDIPUCRS, 2018 - Todos os direitos reservados
Design gráfico: EDIPUCRS Revisão de texto: dos autores Comissão Organizadora: Dr. Alexandre Anselmo Guilherme (PUCRS), Dra. Ana Margô Mantovani (UNILASALLE), Dra. Andreia Mendes dos Santos (PUCRS), Me. Camila de Barros Rodenbusch (PUCRS), Me. Caroline Becker (PUCRS), Dra. Carla Spagnolo (PUCRS), Dr. Claus Dieter Stöbaus (PUCRS), Dra. Denise Dalpiaz Antunes (UFPEL), Me. Fernanda Fátima Cofferri (FURG), Hemini Rodrigues (PUCRS), Me. Lorena Machado Nascimento (PUCRS), Dr. Luis Fernando Gastaldo (UFFS), Me. Marcia Speguen de Quadros Piccoli (UCS), Me. Mariângela Pozza Homem (PUCRS), Dra. Nilda Stecanela (UCS), Dra. Nize Pellanda (UNISC), Me. Rodrigo Flores Sartori (FSG/PUCRS), Comissão Científica: Dr. Alexandre Anselmo Guilherme (PUCRS), Dra. Ana Margô Mantovani (UNILASALLE), Dra. Andreia Mendes dos Santos (PUCRS), Dra. Carla Spagnolo (PUCRS), Dr. Claus Dieter Stöbaus (PUCRS), Dra. Denise Dalpiaz Antunes (UFPEL), Dr. Everaldo Cescon (UCS), Dra. Flavia Brochetto Ramos (UCS), Dra. Gabriela Dal Forno Martins (PUCRS), Dr. Geraldo Antônio da Rosa (UCS), Dra. Gionara Tauchen (FURG), Dra. Helenara Plaszewski Facin (UFPEL), Dr. Luis Fernando Gastaldo (UFFS), Dra. Marlene Rozek (PUCRS), Dra. Marta Nörnberg (UFPEL), Dra. Neusete Machado Rigo (UFFS), Dra. Pricila Kohls dos Santos (PUCRS), Dra. Sonia Regina da Luz Matos (UCS), Dra. Tania Maria de Azevedo (UCS), Dra. Vera Ramirez (UNILASALLE)Apoio:
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
S471a Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação (4. : 2017 set. 13-15 : Porto Alegre, RS)
Anais do IV SIPASE [recurso eletrônico] : Seminário Internacional Pessoa Adulta, Saúde e Educação : a construção da profissionalidade docente : a pessoa em formação / Bettina Steren dos Santos, Carla Spagnolo, Camila de Barros Rodenbusch organizadores – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2018.
Modo de acesso: http://www.pucrs.br/edipucrs/ ISBN 978-85-397-1116-1
1. Educação – Congressos. 2. Professores – Formação. 3. Educação. I. Santos, Bettina Steren. II. Spagnolo, Carla. III. Rodenbusch, Camila de Barros. IV. Título.
CDD 23 ed. 370.601
Ficha Catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da BC-PUCRS.