ANAIS DO IX ENCONTRO DE PESQUISAS HISTÓRICAS (EPHIS) DA PUCRS
O LUGAR DO HISTORIADOR EM TEMPOS DE CRISE
IX EPHIS
O Encontro de Pesquisas Históricas (EPHIS) é um evento anual organizado por discentes do Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É um encontro que possibilita que graduandos e pós-graduandos tenham espaço para debater seus temas de pesquisa, além de tratar de assuntos atuais referentes ao campo da pesquisa e ensino de História, assim como áreas afins.
O IX EPHIS, foi realizado em novembro de 2022, na modalidade online, por meio de videoconferências, devido à pandemia do COVID19. Deste modo, a Comissão Organizadora convidou pesquisadores de diferentes áreas para apresentarem discussões acerca da temática "O Papel do Historiador na Sociedade: Objetos, Abordagens e Perspectivas de Pesquisas Históricas", com a intenção de fomentar debates em torno dos problemas e soluções a serem encontradas pelos historiadores nos âmbitos da pesquisa científica e da educação e, assim, aliar os debates de pesquisa com os de docência. No atual cenário, buscamos proporcionar um ambiente em que possamos dialogar sobre nossas pesquisas e nossas experiências, procurando desenvolver ideias que agreguem conhecimento aos estudos e contribuam para o fazer histórico.
A Mesa de Abertura teve como tema: “Da Lusofonia para uma História Global: possibilidades de pesquisa acerca das regiões de língua oficial portuguesa”. Este simpósio temático tem como objetivo explorar estas regiões tendo em vista a lusofonia como plano de fundo e, de modo interdisciplinar, desconstruir velhos paradigmas e estereótipos porventura direcionados, por exemplo, as regiões africanas e asiáticas, bem como buscar ampliar as discussões sobre o tema visando estabelecer novos diálogos.
Na Mesa de Encerramento o debate foi sobre “Ditaduras civis-militares no Cone-sul: pesquisas, fontes e objetos em perspectiva”. Com a abertura de arquivos da repressão, as diversas comissões da verdade e justiça instaladas nos países que sofreram com ditaduras no período, os processos de indenização e anistia e a diversificação de enfoques, se faz cada vez mais necessário discutir as possibilidades de pesquisa e de fontes para compreender o período. Com esse intuito é que propomos esse Simpósio Temático que pretende dar espaço a pesquisas que discutam as ditaduras civis-militares, os processos de transição e as permanências autoritárias no Cone-sul.