ANAIS DO VII ENCONTRO DE PESQUISAS HISTÓRICAS (EPHIS) DA PUCRS
O Papel do Historiador na Sociedade: Objetos, Abordagens e Perspectivas de Pesquisas Históricas
VII EPHIS
A edição 2020 do Encontro de Pesquisas Históricas (EPHIS) da PUCRS ocorre neste ano na modalidade online, por meio de videoconferências, devido à pandemia do COVID19. Deste modo, a Comissão Organizadora convida pesquisadores de diferentes áreas para apresentarem discussões acerca da temática: O Papel do Historiador na Sociedade: Objetos, Abordagens e Perspectivas de Pesquisas Históricas.
Em meio aos constantes ataques que as Ciências Humanas vêm sofrendo por meio do negacionismo histórico e da deslegitimação da produção de conhecimento, torna-se importante o pesquisador refletir sobre seu ofício. Marc Bloch inaugurou, nos Annales, a noção de “História como problema”, na qual o Historiador destacava a importância de uma produção voltada para todas as atividades humanas, de colaboração interdisciplinar. É dentro desta perspectiva que os estudos históricos vem se fortalecendo cada vez mais, com diversidades de temas, objetos, abordagens e fontes, que proporcionam pesquisas críticas e relevantes, voltadas para dinâmicas sociais, culturais, políticas e econômicas. É na valorização do conhecimento histórico e na sua relevância para a sociedade que o EPHIS 2020 foi planejado e convida toda a comunidade acadêmica, assim como Bloch, a transformar seu presente vivido em reflexões históricas articuladas a suas pesquisas históricas.
O papel do historiador consiste em investigar e compreender por meio de fontes, métodos e abordagens o desenvolvimento humano no espaço e no tempo, tem como propósito observar o comportamento de indivíduos e grupos. É por isso que é tão importante a aproximação interdisciplinar da história com diferentes áreas do conhecimento, como a sociologia, psicologia, economia, filosofia, pois as múltiplas abordagens alargam os caminhos percorridos pela história. Logo, a principal contribuição do historiador está na capacidade de produzir um conhecimento histórico reflexivo e crítico da e para a sociedade. Embora o historiador não apreenda a realidade inteiramente, está incumbido de interpretar e explicar as complexas relações humanas, as interligando a eventos. Sendo assim para Henri Pirenne (2016, p. 6) “toda construção histórica – ou seja, toda narração histórica – repousa sobre um postulado: o da identidade da natureza humana ao longo do tempo. Por isso, em meio a crises é comum se negar a história, afinal, o historiador ao raciocinar sobre seus objetos, acaba por identificar não apenas suposto motivos como também consequências nas ações humanas. Desta forma, este evento busca reunir pesquisas com múltiplos objetos, que abordam diferentes abordagens e perspectivas de pesquisas históricas.
Temas como “o papel do historiador na sociedade contemporânea” serão abordados na mesa de abertura, com propósito de discutir, o alcance do conhecimento histórico na sociedade, os desafios do tempo presente, e qual a importância do conhecimento histórico no atual contexto brasileiro de crise política, econômica e de alta produção de fake news. A história do movimento negro e os debates acerca do racismo estrutural que permeia a sociedade brasileira e mundial, que ganharam ainda mais relevância frente ao contexto da pandemia do coronavírus, de ascensão da extrema-direita, com o movimento black lives matter, nos EUA, e a violência contra as populações periféricas em crescimento em solo brasileiro, temos a necessidade da problematização sob a perspectiva do historiador, que será apresentada na mesa de encerramento do evento, que coincidentemente ocorrerá no dia 20 de novembro. Tanto o ofício do historiador como a produção acadêmica histórica devem ser exploradas e discutidas pelos seus pesquisadores com intuito de compreender a quem e quais interesses a história tem servido no século XXI.
Dom Jaime Spengler - Chanceler Evilázio Teixeira - Reitor Manuir José Mentges - Vice-Reitor Carlos Eduardo Lobo e Silva (Presidente), Luciano Aronne de Abreu (EditorChefe), Adelar Fochezatto, Antonio Carlos Hohlfeldt, Cláudia Musa Fay, Gleny T. Duro Guimarães, Helder Gordim da Silveira, Lívia Haygert Pithan, Lucia Maria Martins Giraffa, Maria Eunice Moreira, Maria Martha Campos, Norman Roland Madarasz, Walter F. de Azevedo Jr.
© EDIPUCRS, 2021 - Todos os direitos reservados
Design gráfico: EDIPUCRS Revisão de texto: dos autores