Apresentação

Em sua primeira edição, o Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, promoção do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ocorreu em Porto Alegre/RS de 11 a 13 de junho de 2008, envolvendo estudantes, professores e pesquisadores de diferentes universidades do Brasil, interessados nas questões propostas.

A realização do Congresso, pois, atendeu a uma demanda da comunidade científica, ao mesmo tempo que alimentou uma das áreas de pesquisa mais produtivas da FALE e de seu Programa de Pós-Graduação, aquela que contempla a literatura infantil e juvenil, a leitura e sua promoção no ambiente escolar. Foram, por isso, objetivos do Congresso:

  • Promover a reflexão e o debate em torno dos estudos da leitura e da literatura destinadas às crianças e jovens na atualidade.
  • Discutir questões relacionadas às práticas leitoras na escola, com ênfase na formação da criança e do jovem.
  • Analisar a produção literária infantil e juvenil na atualidade e os processos de recepção da mesma.
  • Cotejar experiências realizadas em diferentes contextos sociais e educacionais que envolvam a leitura da literatura destinada às crianças e jovens à luz de suas relações com as demais produções culturais.
  • Questionar os processos de alfabetização como condição de inserção de crianças e jovens na sociedade.
  • Analisar o livro literário infantil e juvenil como produto híbrido em que imagem e palavra produzem significação global.
  • Divulgar pesquisas sobre a literatura infantil e juvenil no contexto do mundo virtual, salientando novos modos de criação e leitura possíveis.
Para que tais objetivos fossem atingidos, o desenvolvimento do Congresso contou com seis simpósios sobre diferentes tópicos envolvendo a leitura e a literatura para crianças e jovens, no contexto da sociedade atual, além de comunicações orais que contribuíram para as discussões promovidas durante o evento.
      Estes Anais contêm, na íntegra, além da Conferência de Abertura, todos os trabalhos apresentados, organizados de acordo com o simpósio em que foram expostos.
A Comissão Coordenadora