APRESENTAÇÃO
Nos dias 9 a 11 de outubro de 2023, foi realizado o II Simpósio Marista de Evangelização na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Como uma iniciativa da União Marista do Brasil (Umbrasil), o Simpósio nesta 2ª edição, destacou a rede de colégios do Marista Brasil como corresponsável pela organização. Múltiplas mãos Maristas das diferentes frentes de missão das províncias somaram-se ao Simpósio, fortalecendo um grupo de trabalho organizacional de dezenas de colaboradores. O II Simpósio coincide com a criação da nova rede de educação básica do país, o Marista Brasil, reunindo em sua estrutura todas as escolas e colégios maristas do Brasil, um momento histórico e de grande relevância para o Instituto Marista que tem estimulado a constituição de redes de colaboração e governança.
Reunir os pastoralistas da educação básica em um só evento foi uma grande oportunidade de alimentar sonhos e causas comuns e oferecer respostas criativas e ousadas para os desafios da evangelização no mundo atual, visando uma educação evangelizadora, comprometida com processos de iniciação à fé cristã, com uma aprendizagem solidária e com aportes para as juventudes construírem seu projeto de vida, sendo tudo isso marcado pelo carisma e a espiritualidade marista. Trata-se, portanto, de reafirmar a atuação em rede enquanto caminho mais efetivo para uma ação pastoral capaz de gerar maior transformação e impacto social nos diferentes contextos da missão marista.
Por temática, o evento assumiu a posição Marista em “Responder com audácia às necessidades emergentes”. O objetivo do II Simpósio foi de congregar os diferentes sujeitos da Ação Evangelizadora Marista numa perspectiva de rede, fortalecendo processos e apontando novos horizontes pastorais.
Cerca de 300 pessoas estiveram reunidas, entre educadores/as, conferencistas e pesquisadores/as. A partir de uma programação que contou com conferências, mesas-redondas, minicursos e comunicações de trabalhos. Entre os temas abordados estão: Comunicar o evangelho num mundo complexo; Análise de conjuntura da Evangelização Marista no Brasil; Evangelização e cultura digital; e A desigualdade social como raiz das vulnerabilidades.
As comunicações de trabalhos foram divididas em duas modalidades: pesquisas acadêmicas ou relatos de experiência. Os trabalhos foram organizados a partir de 6 Eixos temáticos, distribuídos em 15 salas de apresentações: Currículo Evangelizador, Diálogo Ecumênico e Inter-religioso, Projeto de Vida e Cultura Vocacional, Cultura da Solidariedade, Pastoral com as Infâncias e Pastoral Juvenil Marista.
A agenda científica contou com a parceria do Observatório Juventudes da PUCRS/Rede Marista, que esteve na gestão do Comitê Científico e Mediadores, engajando 28 especialistas na pauta. No total, foram 65 trabalhos apresentados, impulsionando à interação de saberes e experiências, 107 autores dos colégios, universidades, centros sociais, áreas corporativas e canônicas Maristas.
Agradecemos imensamente todos os envolvidos na construção do II Simpósio Marista de Evangelização. Acentuamos a concepção que nos move descrita no Projeto Educativo do Brasil Marista e destacamos o estímulo de nosso fundador, Marcelino Champagnat:
“Se fosse apenas para ensinar as ciências humanas aos jovens, não haveria necessidade de Irmãos: bastariam os demais professores. Se pretendêssemos ministrar apenas a instrução religiosa, limitar-nos-íamos a ser simples catequistas. O nosso objetivo, contudo, é mais abrangente. Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre os seus deveres, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos educadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam muito tempo conosco.”
Reiterada gratidão, sob as bênçãos da Boa Mãe e de Champagnat! Até o próximo Simpósio!