APRESENTAÇÃO
O Congresso Internacional de Sustentabilidade: a Cidade e Sociedade - 1° Edição, que ocorreu entre os dias 19 e 21 de outubro de 2023, inserido na área de conhecimento de Arquitetura e Urbanismo e Design e demais áreas afins. Constitui-se em um evento presencial, de abrangência internacional, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na cidade de Porto Alegre.
O Congresso é promovido pela Escola Politécnica (PUCRS), Escola de Humanidades (PUCRS), Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA–PUCRS/UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS), Departamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS (IMA) e da Universidade Técnica de Viena, Áustria.
O objetivo do Evento é contribuir para a discussão do desenvolvimento da gestão sustentável da cidade fundamentada no envolvimento da sociedade civil, da política e gestão pública, na mitigação do impacto gerado pela produção urbana, no sentido de promover a sustentabilidade nos processos de ocupação do território. A abordagem do Evento disseminou informações, experiências e soluções viáveis e, ao mesmo tempo, mobilizar a sociedade para a implementação de práticas inovadoras concretas nessa área.
O Evento proporcionou a disseminação de informações, experiências e soluções no sentido de mobilizar a sociedade para a implementação de práticas sustentáveis sobre os principais desafios relacionados ao desenvolvimento de cidades sustentáveis e inteligentes. O Congresso foi desenvolvido a partir de três enfoques centrais, sob as temáticas: Recursos ambientais e sustentabilidade, Cidade sustentável para todos e Sustentabilidade e sociedade.
A discussão, reflexão, difusão e trocas de experiências entre pesquisadores, acadêmicos, representantes da sociedade civil, sobre os temas abordados nesse Congresso oportunizou o trabalho conjunto e a produção científica entre Instituições de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul e demais Instituições Nacionais e Internacionais.
O público alvo foram estudantes, pesquisadores de graduação e pós-graduação e profissionais das áreas da ciência de computação, arquitetura e urbanismo, engenharias, sociologia, humanas, geografia, gestores públicos, sociedade civil organizada e demais áreas afins.