APRESENTAÇÃO
O Seminário Internacional de Teologia e Interdisciplinaridade na Fenomenologia de Edith Stein, foi realizado em 09 e 10 de novembro de 2022 de modo on-line, pelo Programa de Pós-graduação em Teologia da PUCRS (https://www.pucrs.br/eventos/inst/seiti2022/). Como uma iniciativa do grupo de pesquisa Teologia e questões eclesiológicas e pastorais, o evento deu sequência à primeira edição ocorrida em 2016 (https://www.pucrs.br/eventos/inst/siat/), contribuindo para posicionar a PUCRS no circuito interdisciplinar de produção da crescente pesquisa em Edith Stein.
Para isso, a edição de 2022 foi construída em parceria com pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes universidades públicas e privadas. Dentre os centros de pesquisas parceiros, cita-se principalmente o Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche (CIRF/Itália), o Centro Edith Stein (PUC/Chile), o Grupo de Pesquisa Edith Stein e o Círculo de Gotinga (UNIFESP), o Grupo de Pesquisa Teologia, Gênero e Educação (PUCPR), o Grupo de Estudos de Filosofia Fenomenológica em Edith Stein (UFC), o Grupo de Estudo Introdutório ao Pensamento de Edith Stein (PUCSP) e o Grupo de Pesquisa em Análise Retórica Bíblica Semítica (PUCRio).
O Seminário objetivou principalmente:
• Conhecer o pensamento interdisciplinar de Edith Stein, proporcionando a discussão transversal com a Teologia contemporânea;
• Integrar investigações nacionais e internacionais que discutem o pensamento antropológico steiniano potencializando pesquisas de graduação, lato e stricto sensu;
• Buscar caminhos de superação aos problemas contemporâneos, no que se refere aos cenários de fragmentação e esvaziamento do humano, pessoal e comunitário; assim como, identificar a aproximação entre a natureza e a graça divina, conforme postula Edith Stein.
A programação foi construída a partir de temáticas transversais, socializadas brilhantemente por pioneiros e expoentes da investigação em Edith Stein em suas áreas de atuação. Além de três conferências, o Seminário contou com quatro mesas redondas e sete salas de comunicações de trabalhos. Os estudos apresentados, oportunizaram interfaces entre a antropologia fenomenológica-teológica com a Teologia, Filosofia, Psicologia e Educação a partir do pensamento da autora.
Estiveram reunidos em média 70 pesquisadores entre brasileiros, latino-americanos e europeus. Dos pesquisadores nacionais, as cinco regiões estiveram representadas, a saber: 47,71% eram da região Sul; 30,45% do Sudeste; 17,27% da região Nordeste; 4,06% da região Norte; 0,51%, do Centro-oeste.
Das 33 Instituições com representatividade, 29 atuam com Ensino Superior, três são de Congregações Religiosas e uma Escola de Cidadania e Gestão Pública. O público esteve composto majoritariamente por pesquisadores de stricto sensu (63,96%), considerando 34,01% de doutores; 18,78% de mestres; 11, 17% de pós-doutores. Salienta-se a presença de 33,50% de graduandos, 2,54% de especialistas interessados em aprofundar e conhecer os estudos da autora.
Dentre as áreas de atuação dos participantes, 36,32% declararam-se teólogos; 25,11%, filósofos; 16,14%, educadores (Letras, Licenciaturas, Pedagogia); 7,62%, psicólogos. Outras áreas mapeadas: Direito, Ciências Sociais, Ciências Exatas, Engenharias, Comunicação e Tecnologias da Informação.
O principal interesse em participar do Seminário foi manifestado por 39,47% dos participantes, como possibilidade de ampliar o pensamento em Edith Stein e buscar bases fenomenológicas para seu campo de atuação; 14,93% referiram se interessar por uma Teologia com interfaces interdisciplinares; 14,93% afirmaram integrar serviços/comunidades/pastorais educacionais e eclesiais e 13,60%, indicam participar de grupos de estudos/pesquisa em Edith Stein.
Os organizadores do Seminário Internacional de Teologia e Interdisciplinaridade na Fenomenologia de Edith Stein, Dra. Patrícia Espíndola de Lima Teixeira (PUCRS), Dr. Tiago de Fraga Gomes (PUCRS) e Dr. Rafael Martins Fernandes (PUCRS), agradecem imensamente a participação de cada um dos presentes. Salientam o engajamento dos docentes/estudantes de diferentes universidades na composição temática, no Comitê Científico e no gerenciamento das Salas de Comunicação. Todos estão bem descritos no site oficial do evento, assim como os conferencistas.
Nossa gratidão especial à PUCRS, na pessoa do Prof. Dr. Marcelo Bonhemberger, Pró-reitor de Identidade Institucional, por sua presença significativa na abertura dos trabalhos. Estendemos nosso abraço cordial aos colaboradores do CEPUC, da comunicação da Escola de Humanidades, da secretaria do PPG de Teologia, dos docentes e estudantes dos PPG’s de Teologia e de Filosofia que contribuíram em diferentes frentes de atuação. Na ocasião, a PUCRS celebrava 74 anos de fundação, favorecendo que o Seminário acontecesse em clima festivo. Nossa universidade pode acolher e celebrar com a comunidade científica steiniana.
Por fim, recordamos que a conexão de pessoas, pesquisas e ideias, ocorreu pela diligência de Edith Stein como pensadora de envergadura científica e de diálogo contemporâneo. Ressalta-se que, em 2022, recordamos os 100 anos do batismo de Edith Stein e 80 anos de sua morte no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Canonizada pela Igreja católica, Edith Stein é Santa Teresa Benedita da Cruz, um exemplo de integralidade, amor e compromisso no serviço da liberdade e na busca pela verdade. A todos nós, o pensamento de Edith Stein impulsiona que não aceitemos como verdade nada que seja isento de amor. E não aceitemos como amor nada que seja isento de verdade.
Que assim sigamos trilhando o percurso dialógico e acadêmico entre fé e razão.
Os organizadores
Você também pode acessar os Anais do Seminário Internacional de Antropologia Teológica, realizado em 2016 através do seguinte endereço: https://editora.pucrs.br/anais/seminario-internacional-de-antropologia-teologica/#!/apresentacao