Anais do IV Seminário de Ciências Criminais e Literatura
pensar o direito a partir do outro – Homenagem a Lélia Gonzales
APRESENTAÇÃO
O 4° Seminário homenageou a intelectual e ativista negra brasileira, Lélia Gonzalez, falecida no dia 10 de julho de 1994. Assim como diria Katiúscia Ribeiro “ancestralidade é mais que uma reflexão, ancestralidade é um princípio filosófico que rompe os muros da academia”. E não há melhor forma de apresentar o trabalho acadêmico de Lélia do que através de construções de aprendizados onde os conhecimentos científicos se encontrem com os saberes da sociedade.
Filósofa, antropóloga, professora, militante do movimento negro e feminista afro-latina-americana, Gonzalez é considerada uma das mais proeminentes intelectuais brasileiras do século XX. Tão múltipla quanto engajada, seus textos evidenciam reivindicações por uma América Latina democrática e igualitária. Porém seu pensamento ainda é pouco explorado na academia. Sua trajetória profissional ganhou destaque internacional a partir de 2015, quando Jules Falquet e Azadeh Kian traduziram a pesquisadora para o francês e apresentaram o caráter descolonizante de seus estudos, centralizando a importância histórica das minorias de poder latinas nas sociedades contemporâneas.
Outro motivo para sua homenagem, em um evento que trata das Ciências Criminais e da Literatura, dá-se devido a sua perspicácia de transitar entre o Direito, a Filosofia, as Ciências Sociais e a Psicanálise em prol de uma organização coletiva crítica a razão ocidental. Na atualidade, seu nome é referência para diversos movimentos sociais e influentes pesquisadoras acadêmicas como Angela Davis, Patricia Hill Collins, Carla Akotirene, Djamila Ribeiro, entre tantas outras. Pioneira na pesquisa acadêmica sobre racismo e sexismo no Brasil e importante liderança dos movimentos negro e feminista nos anos 70 e 80, Lélia Gonzalez é uma intérprete do Brasil e uma importante ponte entre a academia e a população brasileira para que possamos, de forma ativa, diminuir preconceitos e valorizar as capacidades, qualidades e potências humanas.
OBJETIVOS
Refletir sobre as Ciências Criminais e os múltiplos silenciamentos sociais sob o espectro da literatura.
Proporcionar um diálogo e debate plural entre conferencistas nacionais com vasta experiência na produção interdisciplinar de Direito e Literatura.
PÚBLICO-ALVO
Pesquisadores, professores e alunos dos mais variados Programas de Graduação e Pós-Graduação em Direito, Letras e áreas afins de diferentes Universidades, especialmente aqueles vinculados a grupos de pesquisa, estudo ou linhas de pesquisa que possuam estreita relação com as temáticas transdisciplinares.
DATA E LOCAL
O 4º Seminário Internacional de Ciências Criminais e Literatura: pensar o Direito a partir do Outro – homenagem a Lélia Gonzales foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2024, na modalidade online, na plataforma Zoom.
ORGANIZAÇÃO
Coordenação:
Profª Dra. Clarice Beatriz da Costa Söhngen (PUCRS)
Profº Dr. Nereu José Giacomolli (PUCRS)
Comissão Científica:
Profª Dra. Clarice Beatriz da Costa Söhngen (PUCRS)
Profº Dr. Augusto Jobim do Amaral (PUCRS)
Prof º Dr. Jayme Weingartner Neto (PUCRS)
Prof º Dr. Nereu José Giacomolli (PUCRS)
Prof º Dr. Ricardo Jacobsen Gloeckner (PUCRS)
Profº Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo (PUCRS)
Profº Dr. José Carlos Moreira da Silva Filho Sul (PUCRS)
Comissão Organizadora do Evento:
Aline Santos Barbosa
Anderson Jankus de Souza
Anna Borges Ortiz
Anna Frighetto
Bernardo Ferreira
Catarina Almeida Santos Costa
Danielle Máio da Silva
Eduarda Botelho Garcia
Felipe Araújo Chersoni
Gabriel Salazar Curty
Ivana Oliveira Giovanaz
Julia Hein Sanabria
Lane Alves
Luã Jung
Luísa Giuliani Bernsts
Magda de Araújo Prates
Marcelli Cipriani
Miguel Souza
Renata Guadagnin
Rosália Maria Carvalho Mourão
Taísa Gabriela Soares
Yasmin Cordeiro
Organizadores da Obra:
Drª Clarice Beatriz da Cosata Söhgen
Drª Aline Pires de Souza Machado de Castilhos
Especialista Carlos Miguel Souza da Silva
Doutoranda Ana Carolina Luz Proença
Doutorando Gabriel Salazar Curty