O II Seminário de Discentes do Programa de Pós Graduação em Educação da PUCRS, aconteceu nos dias 19 e 20 de maio de 2022, promovido e organizado pelo corpo discente do PPGEdu, no formato online e gratuito. Apresentou o tema “Educação e Pandemia: refletindo sobre desafios, impactos e perspectivas da pesquisa em uma realidade emergente”, com o intuito de envolver e refletir, de forma interdisciplinar, pesquisas realizadas por discentes de diferentes PPGs, inclusive de fora de nosso estado.
Com o objetivo de ampliar os espaços de diálogo interdisciplinar dos pesquisadores em Educação da PUCRS e possibilitar reflexões e interações de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, contou com a participação de palestrantes de outras Universidades, como a Profa. Dra. Eliane Schlemer – Professora pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS, a Profa. Dra. Mariana Maggio – Professora associada regular da área de Tecnologia Educacional do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, e as professoras Dra. Elisabete Cerutti, – Professora, diretora Acadêmica e pesquisadora e a Profa. Dra. Jordana Wruck Timm – PNPD/CAPES, professora colaboradora e orientadora, ambas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Câmpus de Frederico Westphalen) e egressas do PPGEdu / PUCRS.
O Seminário também contou com a participação de vários egressos do PPGEdu, com mesas temáticas, bem como, foram apresentados trabalhos resultantes das pesquisas nas sessões sobre Gênero, Manifestações Culturais e Movimentos Sociais (GT1); Políticas e Práticas Educacionais (GT2); Educação Inclusiva, Infâncias e Juventudes (GT3) e Educação Superior (GT4).
EMENTA DOS GRUPOS DE TRABALHO
GT 01: Gênero, manifestações culturas e movimentos sociais
O GT 01 é dedicado à investigação dos desafios teóricos e metodológicos na análise de manifestações culturais, movimentos sociais e a dimensão do gênero e sexualidade na educação, especialmente considerando as posições dos/as sujeitos/as e dos processos educativos presentes nas ações durante a pandemia de COVID-19. Incluem-se também estudos e investigações que se voltam à compreensão da diversidade das manifestações culturais, lutas sociais e movimentos populares em distintas comunidades, organizações e setores da sociedade, bem como suas relações sociopolíticas com diferentes esferas, instituições e dimensões da educação escolar e não escolar na realidade emergente; além de pesquisas que considerem as desigualdades e diferenças de classe, cor/ raça, gênero, sexualidade e estudos feministas em educação nesse período.
GT 02: Políticas, gestão e práticas educacionais
O GT 02 pretende trazer ao debate os desafios, impactos e perspectivas das políticas, gerenciamento e práticas em Educação no contexto de pandemia de COVID-19, incitando reflexões sobre as políticas educacionais enquanto instrumentos a serviço da instituição de uma ordem social nessa realidade emergente. Este GT engloba práticas educativas em espaços formais e não formais; políticas públicas em educação; relações entre Estado e governos no campo educacional durante a pandemia; relações público-privado na educação; experiências e práticas docentes, bem como metodologias ativas e criativas da/na educação básica.
GT 03: Educação inclusiva, infâncias, juventudes e a vida adulta
O GT 03 pretende trazer ao debate a Educação Inclusiva no contexto histórico, cultural, social, econômico e político brasileiro, perpassando a Educação Básica até o Ensino Superior, como também as infâncias, juventudes e a vida adulta em Educação, durante a pandemia de COVID-19. Temos o intuito de desenvolver diálogos interdisciplinares e reflexões coletivas acerca de estudos que dialoguem com as etapas geracionais, compreendo que o bebê, a criança, o jovem e o adulto, com ou sem deficiência, possuem direitos e deveres que os colocam como sujeitos atuantes na sociedade. Este GT engloba a educação inclusiva em seus aspectos filosóficos, históricos e sociais, e as diversas estratégias no cotianos escolar durante a pandemia; ações de atuação no desenvolvimento educacional de bebês, crianças, jovens e adultos, com e sem deficiência, e aspectos relacionados a política do ECA e atuação da EJA nessa realidade emergente.
GT 04: Educação Superior
O GT 04 tem por finalidade incitar debates, estudos, pesquisas e reflexões no campo científico na Educação Superior no Brasil durante a pandemia de COVID-19. Diante das transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e sociais que vivenciamos, novas demandas são impostas à Educação Superior. Além disso, este GT engloba as nuances da Educação Superior durante a pandemia no que tange desde a trajetória formativa, permanência, intercâmbio e internacionalizarão; a relação entre pesquisa, ensino e extensão; políticas públicas na gestão da Educação Superior e da Pós-graduação e as consequências para a educação superior na nova realidade emergente.