Itiner�rios de leitura para as s�ries iniciais � base de conhecimentos
Folha de rosto 1 Mapa 2 Entrada 3 Trilha 4 Atalhos para a sa�da 5 Base de conhecimentos

1 Mapa

S�o muitos os caminhos poss�veis para formarmos leitores. Aproximando a literatura infantil e o brinquedo, encontramos um que julgamos promissor, pois tanto a arte liter�ria como o ludismo surgem como est�mulos imprescind�veis para a evolu��o da imagina��o e para o desenvolvimento cognitivo na inf�ncia. Atividades l�dicas atreladas � leitura da literatura permitem � crian�a apropriar-se do livro de forma similar �quela de quando se apodera do brinquedo, extraindo dele m�ltiplas significa��es pertinentes � conquista de sua pr�pria identidade. A leitura torna-se, desse modo, fonte de prazer, pois, como o brinquedo, concretiza-se a partir de necessidades pr�prias do pequeno.

Assim, atrav�s desta obra, apresentamos uma metodologia para formar leitores nas s�ries iniciais, guiada pela aproxima��o entre o livro e o brinquedo, de forma a despertar o gosto pela leitura na inf�ncia. Previamente elaborada com base na hermen�utica de Paul Ricoeur, tal metodologia � dividida em cinco etapas, quais sejam: Est�mulo l�dico, Leitura, Reflex�o sobre a leitura, Atividade criativa e Desfecho l�dico. Para cada uma dessas etapas, oferecemos uma s�rie de atividades, oportunizando a voc�, leitor, n�o somente conhecer e compreender a metodologia, como, sobretudo, coloc�-la em pr�tica em sala de aula.

Esse vasto banco de atividades de leitura liter�ria � fruto de projetos de pesquisa que realizamos junto ao Programa de P�s-Gradua��o em Letras da Pontif�cia Universidade Cat�lica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Procurando, inicialmente, formar leitores na periferia urbana, de modo a inseri-los no mundo da cultura letrada, criamos o CLIC, um espa�o de leitura e express�o de ideias e sentimentos que os livros suscitam, no qual o jogo liter�rio se concretiza em meio da valoriza��o do leitor mirim e de suas peculiaridades. Esse espa�o, implantado no Centro de Extens�o Universit�ria Vila F�tima, �rg�o suplementar da PUCRS, tem estatuto permanente e atende as crian�as da vila de mesmo nome, em Porto Alegre (RS), monitoradas por um mediador cultural da comunidade local e orientadas pelos pesquisadores do CLIC, alunos de gradua��o e p�s-gradua��o em Letras da PUCRS.

A repercuss�o desse trabalho teve como consequ�ncia o alargamento de suas a��es, pois novas entidades se integraram � iniciativa, movidas por interesses comuns. Dentre elas, destacamos o Col�gio Marista Champagnat, situado em Porto Alegre. Ao procurar atender �s necessidades da institui��o de ensino, direcionamos a experi�ncia do CLIC ao p�blico infantil de classe m�dia, estudante das s�ries iniciais do Ensino Fundamental e, dessa maneira, configuramo-la n�o mais como um trabalho extraescola, mas extraclasse. Passamos, ent�o, a realizar oficinas de leitura da literatura nas depend�ncias do pr�prio col�gio, recebendo os alunos encaminhados pela coordenadora pedag�gica das s�ries iniciais, no turno inverso ao de estudo na escola.

Se, por um lado, a experi�ncia do CLIC na comunidade carente viabilizou a realiza��o de um trabalho de forma��o de leitores em ambiente escolar, por outro lado, essa �ltima a��o enriqueceu as pr�ticas de leitura dentro e fora da escola. A metodologia aqui apresentada resulta das oficinas ministradas no Col�gio Champagnat, quando sentimos a necessidade de um estudo planejado segundo a especificidade da literatura infantil e a import�ncia do elemento l�dico como instaurador de uma rela��o saud�vel entre o leitor e o livro e entre o aluno e o professor. O sucesso da aplica��o dessa metodologia no Champagnat fez com que as oficinas realizadas no Centro de Extens�o Vila F�tima tamb�m se valessem do m�todo.

Outra a��o, protagonizada pelo CLIC, igualmente se beneficiou dessa metodologia. Trata-se da promo��o da literatura na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Leopoldo Tietb�hl, localizada em Porto Alegre, onde procuramos incentivar a leitura liter�ria na escola e na fam�lia. Qualificamos todos os professores para o trabalho com a leitura da literatura conduzido pelo m�todo em quest�o. Tamb�m incentivamos os pais a acompanhar esse trabalho, levando a leitura para dentro de suas casas nos momentos de lazer.

Diante da gama diversificada de atividades geradas a partir da aplica��o da metodologia nas diferentes a��es promovidas pelo CLIC � Col�gio Marista Champagnat, Centro de Extens�o Vila F�tima e Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Leopoldo Tietb�hl -, resolvemos sistematizar e classificar tais t�cnicas em uma base de conhecimentos, de modo a oferecer um instrumento de aux�lio e refer�ncia a professores de s�ries iniciais do Ensino Fundamental, alunos de gradua��o e p�s-gradua��o em Letras e em Educa��o e demais interessados em formar leitores nos espa�os escolares.

Assim, de posse dessa obra, voc� tem acesso aos fundamentos te�ricos da metodologia, a todas as orienta��es necess�rias para a sua aplica��o e, principalmente, a uma lista de sugest�es de livros liter�rios infantis, separados por temas e classificados por g�neros, e de atividades de leitura liter�ria j� desenvolvidas, divididas de acordo com as cinco etapas do m�todo, cada uma delas, por sua vez, subdivida por categorias, de maneira a viabilizar e enriquecer tal aplica��o. Est�, pois, em suas m�os, a oportunidade de tamb�m trilhar esse caminho, elaborando pr�ticas leitoras baseadas na metodologia proposta e abastecidas pelo leque de obras e atividades oferecido. Al�m disso, voc� pode se valer desse material para a organiza��o de novas metodologias, por meio da investiga��o das rela��es, por exemplo, entre as atividades e os suportes utilizados e entre as atividades de diferentes etapas, o que lhe permitir� a extra��o de novos conhecimentos e a recombina��o das etapas das atividades para a cria��o de novas.

Agora que voc� j� localizou aqui no Mapa a metodologia que pretendemos apresentar, abrindo caminho para a sua atua��o como promotor da leitura nos espa�os escolares, n�o hesite em cruzar a Entrada. Nesse cap�tulo, conhecer� o m�todo em cada uma de suas etapas, bem como a sua fundamenta��o te�rica. Preparado para trilhar o caminho que aqui propomos, receber� todas as instru��es necess�rias para a aplica��o da metodologia em sua realidade, atrav�s da leitura do cap�tulo Trilha. Em Atalhos at� a sa�da, voc� encontrar� possibilidades de adapta��o da metodologia, al�m de exemplos de sua aplica��o. Alcan�ando o fim do caminho, poder� colocar o m�todo em pr�tica por entre a utiliza��o da Base de conhecimentos. Diante das listas de obras liter�rias infantis e de atividades, voc� tem muni��o suficiente para construir seu pr�prio caminho rumo � forma��o de leitores liter�rios no ambiente escolar.

Folha de rosto 1 Mapa 2 Entrada 3 Trilha 4 Atalhos para a sa�da 5 Base de conhecimentos