• RELATÓRIO SOCIAL PUCRS, HSL E INSCER

    Apresentamos, nesta nova edição do Relatório Social, os destaques das ações de impacto social promovidas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, o Hospital São Lucas – HSL e o Instituto do Cérebro – InsCer. Esses três empreendimentos da Rede Marista promoveram importantes entregas à comunidade em 2018, fortalecendo o compromisso pela inovação e o desenvolvimento local, regional e nacional, sempre inspirados pelos valores maristas, legado de São Marcelino Champagnat.

    Além da relevante missão do HSL e do InsCer, aqui estão presentes alguns diferenciais que contribuem para fortalecer a posição conquistada pela PUCRS no ano do seu 70º aniversário, a de melhor universidade privada do Sul do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC/MEC). Mais um resultado da dedicação das cerca de 6,8 mil pessoas que oferecem o seu melhor a cada dia.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL

A PUCRS tem como um dos seus objetivos estratégicos preparar a comunidade universitária para os desafios da sociedade, incluindo a formação de lideranças, professores, pesquisadores, técnicos administrativos e alunos.

A presença feminina representa 59% do total de colaboradores da PUCRS, do Hospital São Lucas e do Instituto do Cérebro. A predominância ocorre na faixa etária de 18 a 35 anos, demonstrando o espaço conquistado por jovens adultas para o seu desenvolvimento nesses três empreendimentos da Rede Marista.

  • 6.826 colaboradores PUCRS, HSL e InsCer

    4.023 mulheres

A oferta de momentos formativos proporcionou ações de qualificação a 1.076 pessoas. Entre as oportunidades, houve o lançamento do Jeito PUCRS de Acolher e Servir, uma proposta de atendimento inspirada nos valores maristas.

DIMENSÃO ENSINO

Gerar transformação na vida das pessoas e na sociedade sempre foi o propósito da PUCRS, com projetos que concretizam sonhos e formam cidadãos para o mundo. Em 2018, ocorreram importantes entregas para a consolidação de objetivos institucionais.

O Movimento de Transformação PUCRS 360° apresentou as Certificações de Estudos, conjuntos de disciplinas para complementar a formação de alunos e diplomados. Foram 22 ênfases em Negócios, Engenharia e Comunicação.

  • 5.776 estudantes beneficiados com programas próprios de bolsas e crédito educativo

Estudantes de mestrado e doutorado passaram a ter acesso a Crédito Educativo de 50% dos valores das parcelas. Após o término do curso, o pagamento segue pelo mesmo tempo de uso, como ocorre na graduação.

O IDEAR Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação envolveu 4.933 pessoas em suas atividades. Uma delas, a Ideias do Bem, promoveu o desenvolvimento de soluções na área da saúde.

DIMENSÃO PESQUISA

Entre os propósitos da PUCRS está o de consolidar-se cada vez mais como uma Universidade de pesquisa de alto nível, em padrão internacional, comprometida com o desenvolvimento científico e tecnológico.

O Projeto Institucional de Internacionalização – PUCRS PrInt, aprovado no edital da Capes PrInt é composto por 14 projetos de cooperação, envolvendo 23 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade.

  • 1.596 alunos bolsistas de pós-graduação

    900 bolsistas de Iniciação Científica – IC

    700 trabalhos inscritos no Salão de IC

A PUCRS conta com aproximadamente 1,7 mil projetos de pesquisa em andamento e 11 Programas de Pós-Graduação com nível de excelência internacional (Conceitos Capes 6 e 7).

DIMENSÃO INOVAÇÃO

A criação da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento, vinculada à Reitoria, tem como desafio ampliar o protagonismo da Universidade nesse campo em Porto Alegre e nas demais localidades do RS. A Rede Inovapucrs e o Tecnopuc são expressões do ecossistema de inovação da PUCRS.

A área de inovação da PUCRS atuou na articulação e constituição da Aliança para Inovação, que integra UFRGS, PUCRS e Unisinos. As instituições se uniram para transformar Porto Alegre em um referencial na área de inovação.

  • 136 organizações estão vinculadas ao Tecnopuc

    6,7 mil pessoas estão envolvidas no Parque Científico e Tecnológico

    1.473 pessoas capacitadas no Tecnopuc Crialab

    150 startups atendidas desde 2003

Startups, estruturas de pesquisa e empreendimentos nacionais e internacionais integram o Tecnopuc, três vezes escolhido o melhor Parque Científico e Tecnológico do Brasil.

DIMENSÃO EXTENSÃO

A extensão universitária contribui para a consolidação da formação integral dos estudantes, podendo ser percebida como fator de atratividade, atualização e diferenciação do processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

No programa Service Learning, em 2018, houve 1.228 alunos envolvidos na elaboração de projetos para necessidades reais da comunidade.

Mais de 23 mil pessoas desfrutaram das 116 ações promovidas pelo Instituto de Cultura, com música, literatura, artes cênicas e visuais, dentro e fora do Campus.

A Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) somou 1.197 inscrições.

  • 836.734 pessoas beneficiadas pela Extensão Universitária

    2.222 cursos, programas, projetos, ações e eventos de extensão promovidos, sendo mais de 500 pelo Centro de Pastoral e Solidariedade e pelas Escolas da PUCRS

A PUCRS realizou 582 ações de relacionamento para fortalecer o pertencimento dos estudantes, impactando 27.515 futuros alunos, atuais acadêmicos e diplomados.

DIMENSÃO SAÚDE

O Hospital São Lucas é acreditado com excelência pela Organização Nacional da Acreditação (ONA). O Instituto do Cérebro associa tecnologia de ponta e pesquisa aplicada em benefício do paciente. Cuidados com a vida, a inovação, o ensino, a pesquisa e a assistência movem essas duas instituições.

69 mil pessoas foram atendidas pela Central do Voluntariado do Hospital São Lucas, com 10 mil horas dedicadas pelos voluntários, em 20 projetos.

  • 2,3 milhões de diagnósticos, terapias e tratamentos

    182 mil consultas

    99 mil atendimentos de urgência/emergência

No Instituto do Cérebro, além de 400 beneficiados por projetos voltados à comunidade, houve atendimento assistencial gratuito a 300 pacientes do SUS.

DIMENSÃO AMBIENTAL

A materialização dos trabalhos dedicados à dimensão ambiental está presente no currículo de cursos de graduação, no Comitê de Gestão Ambiental e no Projeto USE – Uso Sustentável de Energia, entre outras ações.

O Aquífero Guarani, manancial de água subterrâneo, é estudado pelo Grupo Interdisciplinar de Geofísica Aplicada, com professores e alunos de Graduação e Pós-Graduação. Em 2018, houve estudos com foco na criação do Atlas Hídrico do Rio Grande do Sul.

  • 170 toneladas de resíduos recicláveis foram separadas. Papéis, sucatas metálicas e óleo de cozinha usado ganharam destino adequado.

    2.400 hectares são a área do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata, em São Francisco de Paula (RS), no qual as atividades de ensino, pesquisa e extensão são orientadas pelo Instituto do Meio Ambiente.