Perfil Institucional

A INSTITUIÇÃO

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mantida pela União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA), é uma instituição de ensino superior, de pesquisa, e de extensão, constituída por um conjunto de unidades (faculdades, institutos, órgãos suplementares), que promove a formação profissional e científica de pessoal de nível superior, a realização de pesquisa teórica e prática nas principais áreas do saber, o armazenamento e a divulgação de seus resultados e a promoção de atividades de extensão e comunitárias.

A PUCRS está entre as mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil. O marco inicial foi o Curso Superior de Administração e Finanças, criado em março de 1931, e a equiparação a universidade ocorreu em 9 de novembro de 1948.

Entidade privada sem fins lucrativos mantém vínculo jurídico com sua mantenedora, a UBEA, entidade jurídica de direito privado. É uma instituição confessional católica e comunitária, tendo como Chanceler o Arcebispo de Porto Alegre. O título de Pontifícia, outorgado pelo Papa Pio XII, em 1º de novembro de 1950, significa a marca de união e de filial devotamento à Santa Sé. Constitui-se fisicamente pelo Campus, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul e por outra unidade em Viamão, na Região Metropolitana.

No contexto da Responsabilidade Social, a UBEA cumpre os requisitos legais em todas as jurisdições competentes em que opera e se mantém informada, periodicamente, de todas as suas obrigações legais.

O Campus da PUCRS desfruta de uma privilegiada localização geográfica, com acesso por diferentes vias de trânsito e próximo de pontos estratégicos como a zona central da cidade, o aeroporto e diversos centros de compras e de serviços.

A comunidade acadêmica é constituída por professores, alunos, técnicos administrativos e demais integrantes da comunidade externa à Universidade, aos quais a PUCRS, direta e indiretamente, beneficia com suas ações e projetos. Mais de 30 mil pessoas, entre alunos, funcionários e comunidade em geral, circulam pelo Campus diariamente.

Em 65 anos, a Universidade graduou mais de 150 mil alunos e é reconhecida pelo Ministério da Educação como a principal instituição de ensino privado da Região Sul e a terceira no Brasil, nos quesitos graduação, mestrado e doutorado.

Dom Jaime Spengler

Chanceler

Joaquim Clotet

Reitor

Evilázio Teixeira

Vice-Reitor

Mágda Rodrigues da Cunha

Pró-Reitora Acadêmica

Jorge Luis Nicolas Audy

Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento

Sergio Luiz Lessa de Gusmão

Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários

Ricardo Melo Bastos

Pró-Reitor de Administração e Finanças

PLANO ESTRATÉGICO

Missão

A PUCRS, fundamentada nos direitos humanos, nos princípios do Cristianismo e na tradição educativa marista, tem por Missão produzir e difundir conhecimento e promover a formação humana e profissional, orientada pela qualidade e pela relevância, visando ao desenvolvimento de uma sociedade justa e fraterna.

Visão

Em 2015, a PUCRS será referência nacional e internacional pela qualidade do ensino e pela relevância das pesquisas, com a marca da inovação e da gestão sustentável, promovendo a formação integral dos alunos e contribuindo para o desenvolvimento científico, cultural, social e econômico.

  HOSPITAL SÃO LUCAS

Situado no Campus da PUCRS, o Hospital São Lucas (HSL) iniciou suas atividades em 1976 com a missão de desenvolver assistência, ensino e pesquisa em saúde. A busca da excelência, em caráter interativo, nestas três linhas de ação, tem levado o HSL, nos seus 37 anos de existência, a permanecer atualizado com o que há de mais moderno e eficiente em equipamentos, tecnologias e gestão. O HSL é um hospital geral de natureza filantrópica, que assiste pacientes adultos e pediátricos, abrangendo praticamente todas as especialidades médicas.

Princípios de Gestão

• Qualidade com sustentabilidade;

• Inovação e empreendedorismo;

• Integração de ensino, pesquisa e extensão;

• Responsabilidade Social e Ação Solidária;

• Relacionamento com a Sociedade

Objetivos Estratégicos

Ao longo do Relatório Social estes ícones estão presentes junto às iniciativas alinhadas aos 12 objetivos estratégicos do Plano Estratégico da Universidade.

Área de Ensino

1 - Consolidar a qualidade dos cursos;

2 - Fortalecer a integração entre os cursos e o mundo do trabalho;

3 - Consolidar e expandir a Educação Continuada;

4 - Estimular ações de ingresso e de permanência de alunos;

5 - Ampliar parcerias regionais, nacionais e internacionais.

Área de Pesquisa & Inovação

6 - Promover a apropriação, pela sociedade, dos resultados da pesquisa realizada na PUCRS;

7 - Intensificar a atuação da Rede INOVAPUCRS na comunidade acadêmica e nas interfaces com a sociedade;

8 - Desenvolver estruturas de pesquisa interdisciplinares e o compartilhamento de infraestrutura e recursos

9 - Aumentar a produção científica de qualidade e relevância nas grandes áreas de conhecimento;

Área de Extensão & Ações Comunitárias

10 - Incrementar ações de caráter social integradas ao ensino e pesquisa;

11 - Ampliar o relacionamento com alunos e diplomados;

Área de  Desenvolvimento

Institucional

12 - Aprimorar a gestão visando a requisitos de agilidade, flexibilidade e sustentabilidade;

13 - Aprimorar os processos de desenvolvimento e de engajamento de pessoal;

14 - Reforçar a visibilidade institucional na consolidação do posicionamento da Universidade;

15 - Conquistar o reconhecimento nacional pela infraestrutura de tecnologia de informação e telecomunicações;

Área de Meio Ambiente

16 - Implantar o “Campus Verde” através do incremento de boas práticas de preservação do meio ambiente em novas obras, em melhorias e em serviços.

2014

CONQUISTAS EM 2013

Janeiro

Prêmio Campeãs da Inovação, da revista Amanhã, na categoria Educação. Na categoria Geral, a Universidade figurou na 9ª posição.

 Março

Líder na lembrança e na preferência dos gaúchos na pesquisa Marcas de Quem Decide 2013, do Jornal do Comércio, na categoria Ensino Superior Privado. Está ainda entre as cinco marcas mais lembradas e preferidas na categoria Ensino Pós-Graduação.

Maio

A Universidade obtém a 41ª posição entre as 300 melhores universidades da América Latina, 2º lugar no Rio Grande do Sul e, no País, está em 14º lugar no geral. A lista foi divulgada pela Quacquarelli Symonds (QS).

Marca mais lembrada da 23ª edição do Top of Mind – As Marcas do Rio Grande na categoria Universidade. Pesquisa realizada pela revista Amanhã e pela empresa

Setembro

O Ranking Universitário Folha de São Paulo (RUF) apresenta a PUCRS como a 2ª melhor Universidade privada do Brasil (atrás da PUC-Rio) e a 1ª no Rio Grande do Sul. O melhor índice nacional da Instituição está no item Inovação, no qual aparece como a 1ª entre as privadas e a 11ª na classificação geral. No âmbito estadual, lidera também nos quesitos Ensino e Internacionalização, dentro do segmento privado.

Novembro

Prêmio Santander Ciência e Inovação – Projeto Simulação Computacional de Multidões: Prevendo e Evitando Desastres, desenvolvido pela equipe da professora Soraia Raupp Musse, da Faculdade de Informática, conquista o Prêmio Santander Ciência e Inovação, na categoria Tecnologia da Informação, da Comunicação e da Educação

Dezembro

Melhor Universidade privada da Região Sul e a 3ª do País, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2012, do Ministério da Educação (MEC), que avalia e confirma a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. O resultado leva em conta itens relativos ao rendimento dos estudantes, à infraestrutura da instituição, à organização didático-pedagógica e ao corpo docente.

 PUCRS alcançou o número de 11 Programas de Pós-Graduação (PPGs) com desempenho de alto padrão internacional (conceitos 6 e 7) a partir dos resultados da Avaliação Trienal 2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação. Outros seis PPGs obtiveram nota 5, considerada de alto nível em âmbito nacional.

4º Prêmio Inovação em Educação – Categoria Gestão Pedagógica, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), para o Projeto Software Kaizen,  desenvolvido entre o Centro de Inovação Microsoft – PUCRS, a Faculdade de Informática e as empresas ThoughtWorks e DBServer, instaladas no Tecnopuc.

 Fevereiro

Primeira universidade privada do País a figurar no ranking Webometrics, realizado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica. A Instituição se encontra ainda na 16ª posição nacional e na 621ª mundial. No Rio Grande do Sul, está na 2ª colocação.

Abril

Primeira universidade na América Latina a figurar no Greenmetric Ranking of World Universities, na categoria Energia e Mudança do Clima. O ranking, organizado pela Universidade da Indonésia, compara os esforços de instituições de ensino com os temas de sustentabilidade e gestão ambiental em seus campi. No mesmo quesito, a PUCRS se encontra na 20ª posição na América e na 82ª posição mundial.

Julho

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) foi eleito o 10º melhor museu do Brasil na premiação Travellers’ Choice™ 2013, sendo o único representante entre museus de ciências da Região Sul. A premiação é realizada anualmente com base nas opiniões dos usuários viajantes do Tripadvisor, considerado o maior site de viagens do mundo, com mais de 60 milhões de avaliações e opiniões.

Outubro

Prêmio Top Cidadania 2013, da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Rio Grande
do Sul (ABRH/RS), para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Show de Bola.