Dimensão Saúde

HOSPITAL SÃO LUCAS

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) desenvolve ações de assistência, ensino e pesquisa. Tem como diretrizes o crescimento com autossustentação e a contribuição para a melhoria da qualidade de vida e saúde da comunidade. O HSL também representa para a Universidade um espaço para a realização de práticas acadêmicas e de construção de novos conhecimentos na área de saúde. Essa sinergia entre a comunidade e a academia, por meio das ações de saúde, garante a formação de alunos capazes de atuar com as mais variadas demandas sociais e eleva a contribuição do HSL para a sociedade

1.200

Corpo Clínico

18.000

Pessoas atendidas diariamente

Estrutura e áreas de atendimento

Leitos (internação)

Leitos (UCI)

Leitos (UTI)

508

49

104

Consultórios

106

Salas de Cirurgia

17

3

Salas de Parto

Perfil do público atendido

Demanda da Assistência (paciente-dia):

2013

Mulheres

Homens

Procedência do público atendido

local

  • Destaques

     
    2012
    2013
    Atendimentos realizados - Urgência/Emergência
    144.427
    138.693
    Exames realizados
    2.441.445
    2.552.534
    Internações
    27.302
    27.547
    Consultas
    364.794
    362.834
    Cirurgias
    20.726
    20.633
    Partos
    3.319
    3.160

Promovida radiocirurgia craniana

O HSL realizou a sua primeira radiocirurgia craniana. Até 2013, havia apenas um centro no Estado que fornecia esse tratamento pelo SUS. A técnica permite tratar lesões benignas e malignas no cérebro e em localizações extracranianas (outros órgãos), com doses de radioterapia não convencionais e em campos de dimensões reduzidas.

O tratamento é realizado em um dia com a aplicação única de radioterapia. Os resultados são muito bons e comparáveis aos obtidos com a neurocirurgia convencional, com a vantagem da recuperação imediata. A radiocirurgia está disponível a pacientes privados, de convênios e do SUS, que são encaminhados por meio dos postos de saúde.

“Comecei a engordar na adolescência, devido à comida em excesso. Atingi 146 kg e sentia dores nos tornozelos e joelhos; a glicose estava alterada, acordava durante a noite e transpirava muito. Cheguei ao Hospital São Lucas encaminhado por um posto de saúde. O atendimento sempre foi excelente, desde a primeira consulta até o pós-cirúrgico. Foram 13 meses de preparação e atendimento psicológico, psiquiátrico, reuniões com os médicos e outros pacientes. Minha família apoiou 100%. Hoje, peso 92 kg, mas quero chegar aos 72 kg. Por isso, faço musculação e pedalo 30 km por dia.”

Nei Jury Freitas, 36 anos, comerciário e paciente do Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas, beneficiado pela cirurgia bariátrica via SUS.

Reforma moderniza UTI Neonatal

No ano em que completou 35 anos, a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal passou pela reestruturação total da área física. As modificações incluem ampliação de 33 para 35 leitos, estruturação da sala canguru, melhoria na sala de espera e aquisição de dez respiradores de última geração. A implantação do sistema IT Médico, que impede choques elétricos e a parada dos equipamentos de monitoração e suporte à vida, atendeu à nova regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nova sala de recuperação pós-operatória

O HSL inaugurou uma moderna sala de recuperação pós-operatória, situada junto ao Bloco Cirúrgico. O local abriga 14 leitos equipados com monitores e todos os equipamentos e instrumentos necessários para o acompanhamento do paciente. Agora, o Hospital conta com 49 leitos de recuperação, que atendem os procedimentos realizados nas 17 salas de cirurgia.

AÇÕES DE ENSINO

• Implementação do Programa de Integração Ensino-Serviço (Integra), envolvendo o HSL, a Pró-Reitoria Acadêmica e dez cursos da área da saúde. O Programa contempla a melhoria contínua do acolhimento aos alunos e de sua inserção nos processos da assistência em saúde.

• Ingresso do Hospital São Lucas no Pró-Residência, programa promovido pelo Ministério da Educação e da Saúde, viabilizando a obtenção de bolsas concedidas pelo Governo Federal, as quais, atualmente, dão sustentação a aproximadamente 30% das 176 bolsas de Residência Médica no Hospital.

• Implantação, no Hospital, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (Premus), com apoio de 30 bolsas do Pró-Residência, desenvolvido em parceria com os Cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Farmácia, Odontologia, Física Médica e Educação Física.

AÇÕES DE PESQUISA

• Fortalecimento da institucionalização da modalidade assistencial Ensaios Clínicos, mediante atuação do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital São Lucas, promovendo aproximação da Indústria Farmacêutica com os Serviços Assistenciais afins aos respectivos projetos, bem como estimulando outros serviços a ingressarem na modalidade. Atualmente, 17 serviços desenvolvem 198 projetos.

HUMANIZAÇÃO

• O Programa de Humanização do Hospital São Lucas da PUCRS atua por meio da Comissão de Humanização, um dos dispositivos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS — HumanizaSUS.

• São exemplos de ações o acolhimento com classificação de risco no Setor de Emergência; a construção coletiva da ambiência; o sistema de escuta qualificada para usuários; o Programa de Formação em Saúde e Trabalho e as atividades de qualidade de vida e atenção à saúde para os trabalhadores.

Datas festivas animam crianças na Pediatria

Ao longo do ano, a área de Humanização do Hospital São Lucas da PUCRS proporcionou diversos momentos de diversão às crianças internadas na Pediatria, organizados pelo Setor de Recreação.

MARÇO - Festa de Páscoa com narração encenada de histórias pelos bolsistas do Projeto Literatura Infantil e Medicina Pediátrica, da Faculdade de Letras (Fale), e entrega de cestas recheadas de doces.

OUTUBRO - Em alusão ao Dia das Crianças, cerca de 40 pacientes assistiram ao teatro de fantoches e à adaptação de Ruth Rocha da peça Romeu e Julieta. Música, piscina de bolinha, lanche e presentes completaram a diversão.

DEZEMBRO – Promovida a 10ª edição da Feira do Livro Infantil. O patrono das feiras do Livro de Porto Alegre e do HSL, Luís Augusto Fisher, contou histórias e realizou sessão de autógrafos.

Festa de Páscoa alegra crianças internadas na Pediatria.

GESTÃO AMBIENTAL NO HOSPITAL SÃO LUCAS

Lavanderia sustentável

O Hospital São Lucas criou, com seis hospitais da Capital, a Associação de Hospitais de Porto Alegre, para instituir a Planta Industrial de Higienização de Têxteis. A estrutura é composta por uma lavanderia numa área de 11 hectares, adquirida em 2013, e tem contribuído para aumentar a produtividade, otimizar custos e racionalizar recursos. Entre os principais cuidados está a sustentabilidade ambiental. A estação de tratamento de efluentes presentes no local permite reaproveitar 78% da água utilizada. Outro aspecto importante é a mão de obra. A Planta gera 300 postos de trabalho aos moradores da região, que atuam em três turnos, garantindo que sejam higienizadas diariamente 26 toneladas de enxovais (lençóis, toalhas, uniformes, entre outros) utilizados pelos hospitais que compõem o grupo.

A nova lavanderia também permitiu a liberação de 600 m² de área física no HSL para instalação do serviço de suporte em tecnologia (equipamentos hospitalares e de informática). Em outras áreas livres, serão instaladas quatro novas salas de cirurgia e uma Unidade de Tratamento Intensivo com dez leitos.

A busca da sustentabilidade no HSL é trabalhada ao longo dos anos e a formatação do seu conceito engloba aspectos econômicos, sociais e ambientais.

  • Destaque

    Planta Industrial de Higienização de Têxteis
    11 hectares de área
    24 horas/dia de operação
    26 toneladas/dia de têxteis higienizados
    78% de reaproveitamento da água
    300 postos de trabalho gerados