Os desafios da pesquisa em história da comunicação: entre a historicidade e as lacunas da historiografia

2019 ANO
1 EDIÇÃO
696 PÁGINAS

Impresso: R$ 120,00

livro.VC

Digital: R$ 84,00

AmazonGoogleApple
Atenção: Os preços podem variar de acordo com as campanhas promocionais de cada loja

Alberto Pena Rodríguez, Ana Regina Rêgo, Antonio Hohlfeldt, Jaume Guillamet, Jorge Pedro Sousa, Maria Berenice Machado

Os desafios da pesquisa em História da Comunicação – compreendendo os meios e as empresas em seus diversos suportes, os personagens, os contextos, assim como os processos e as práticas de um fazer comunicativo e/ou informativo e, obviamente, as transformações que ocorrem na essência de cada prática, a partir de sua relação com a sociedade e das intervenções tecnológicas que se impõem a cada dia – revelam que de forma contumaz os investigadores se debruçam sobre temáticas históricas e sociais que podem ser localizadas no jornalismo e em outras práticas de comunicação. Foca-se em uma história do campo concentrada na história das empresas de comunicação ou de seus personagens mais destacados e/ou polêmicos e, mais raramente, os autores se debruçam sobre a historicidade do campo, procurando descortinar, a partir das figuras que compõem a essência de cada prática, traços de historicidade que permanecem no tempo ou que dele se apartam em determinados contextos. O livro que a parceria entre a Alcar e a AHC apresenta ao público traz, portanto, questionamentos acerca das práticas historiográficas realizadas no campo da comunicação, como também procura revelar modos de fazer uma nova história para a comunicação ou dar visibilidade a pesquisas iniciais nesse sentido.

Informação adicional

Ano

2019

Autor(es)/Organizador(es)

Alberto Pena Rodríguez, Ana Regina Rêgo, Antonio Hohlfeldt, Jaume Guillamet, Jorge Pedro Sousa, Maria Berenice Machado

Páginas

696

ISBN Impresso

978-85-397-1249-6

Formato Impresso

14×21

ISBN Digital

978-85-397-1248-9

Formato Digital

EPUB

Distribuição

Comercial

Série

N/A